Ranger os dentes pode causar problemas

Ranger os dentes pode causar problemas

17 de junho de 2022 Off Por Chapecó



  • Se você acorda com dor nos dentes ou dor de cabeça, mesmo tendo uma boa noite de sono saiba que isso pode ser sinais de desordem funcional, ou o chamado bruxismo. Esse movimento é caracterizado principalmente por ranger ou apertar os dentes involuntariamente. O bruxismo pode ocorrer em qualquer hora do dia, mas é mais comum à noite, durante o sono, e é conhecido como bruxismo noturno. Normalmente é causado por fatores psicológicos, como estresse ou ansiedade, mas também pode estar relacionado com fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios, como ronco e apnéia do sono, por exemplo, ou problemas físicos como o fechamento inadequado da boca. 

    Muitas pessoas nem sabem que são portadoras de bruxismo.  Elas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isso, até alguém ouvir o som de ranger de dentes enquanto elas estão dormindo. Outras pessoas só descobrem quando fazem um exame dental e o dentista relata que seus dentes estão desgastados ou o esmalte está rachado.

    Além de todas essas situações, o transtorno também provoca o amolecimento dos dentes e em casos mais graves problemas na gengiva, ossos e na articulação da mandíbula, além de causar problemas também na face, cabeça, pescoço e zumbido nos ouvidos. Nesses casos, o dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

    É importante seguir algumas recomendações como consultar seu dentista regularmente, evitar apertar os dentes em qualquer situação mesmo que complicada, controlar emoções e procurar não mascar chicletes ou objetos resistentes como pontas de lápis e canetas. E você que tem bruxismo saiba que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo e drogas pode aumentar a frequência.

    Existe tratamento?

     

    Para você que descobriu que possui bruxismo, não se preocupe pois examinando detalhadamente seu caso e seus dentes é possível que seu dentista possa lhe ajudar e prescrever um tratamento para minimizar os efeitos. Com base no grau do dano em que seus dentes se encontram, o tratamento pode ser desde buscar meios para relaxamento, evitando a tensão cotidiana, ou até ajustar com seu dentista para que seja corrigida a mordida com restaurações ou ortodontia. Com o diagnóstico precoce é possível evitar desconforto, por isso agende já uma consulta com a Orthosmile.

    Se você sofre com esse problema ou conhece alguém que sofre,  fique ligado que na próxima coluna iremos falar sobre um dispositivo que protege seus dentes superiores de terem contato com os inferiores o que ajuda a melhorar o bruxismo. Além de darmos dicas para ajudar com o transtorno.

    Mas caso queira tirar suas dúvidas ou fazer uma avaliação para ver se esse é seu caso, me chama pelo link a seguir: https://bit.ly/orthowhats

     

    Até breve!