5 dicas para um tratamento ortodôntico mais rápido e eficaz

5 dicas para um tratamento ortodôntico mais rápido e eficaz

11 de fevereiro de 2022 Off Por Chapecó



  • Quando se pensa em aparelho ortodôntico, com certeza você lembra que obrigatoriamente vai passar alguns anos utilizando braquetes e visitando o dentista mensalmente. Mas o tratamento pode ser mais curto do que você imagina, principalmente com a evolução da tecnologia, que além de contar com novos aparelhos, também permitem um estudo mais específico e assertivo, que diminui o tempo do tratamento. Além disso, o cuidado e disciplina do paciente contam muito para um resultado final mais rápido e eficiente.

    Separei aqui algumas dicas que vão acelerar seu tratamento:

     

    Venha para a Orthosmile e conheça a última tecnologia em aparelhos ortodônticos! Crédito: Divulgação internet

    1-Escolha aparelhos ortodônticos com tecnologia

    Com o passar dos anos o mercado ortodôntico tem evoluído rapidamente, sendo que agora aquela dor e sofrimento comum dos tratamentos com aparelho ortodôntico convencional, não precisa mais ser realidade na rotina de quem quer alinhar o sorriso. Além do conforto, os novos aparelhos também são mais estéticos e mais rápidos. Como é o caso dos aparelhos estéticos auto ligados e dos alinhadores invisíveis. Esse último inclusive, não tem o uso de fios e metais, acabando com aqueles cortes e aquela dor que os aparelhos convencionais causam. E como o nome já diz, é praticamente imperceptível, favorecendo a estética do paciente, sendo um dos motivos de ser muito procurado atualmente.

     

    2-Cuidado com a higiene bucal

    Mas se você ainda não aderiu aos alinhadores invisíveis, sabe das dificuldades de higienizar os dentes durante o tratamento ortodôntico. Sabendo desses obstáculos, muitas pessoas tendem a descuidar da limpeza e nem imaginam o quanto isso pode prejudicar o tratamento. A principal forma de correção dos dentes é por meio do deslizamento de pouco impacto entre o braquete e o fio ortodôntico. Quando existe acúmulo de placa bacteriana ou de tártaro, que é o endurecimento dessa placa, eles funcionam como uma cola que impede a movimentação do dente, retardando o tratamento. Além disso, se esses problemas evoluírem para uma inflamação da gengiva ou dos tecidos que seguram os dentes, o alinhamento se torna ainda mais lento.

    Por isso, para higienizar os dentes, recorra a escova interdental e ao passador de fio dental, que vão impedir a formação de placa bacteriana.

    Já com os alinhadores invisíveis a higienização dentária é extremamente simples, pois o paciente alimenta-se sem os alinhadores. Após alimentar-se, pode facilmente higienizar os dentes e voltar a usá-los.

     

    3-Esqueça alimentos duros e grudentos

    Os alimentos que você ingere também podem prejudicar seu tratamento, caso você não tenha cuidado. Alimentos muito grudentos ou duros demais podem mover ou quebrar o aparelho e com isso, desviar a posição do braquete e corrigir os dentes de maneira errada. Uma dica para comer alguns alimentos, como a maçã, por exemplo, é ao invés de mordê-la cortar ela em fatias, o que dificulta a chance de quebrar ou soltar alguma peça. Já balas, chicletes e pirulitos, é melhor evitar.

     

    Maus hábitos também podem prejudicar o progresso do seu tratamento. Crédito: Divulgação internet.

    4-Maus hábitos também retardam o tratamento

    E se eu te disser que pequenos hábitos podem também retardar o seu progresso no tratamento ortodôntico? Coisas, que provavelmente nunca passaram pela sua cabeça, como roer unhas, abrir garrafas ou morder objetos duros, como tampas de canetas, são exemplos de maus hábitos que devem ser evitados por quem usa aparelho. Esses pequenos vícios provavelmente moverão os braquetes, mesmo que você não perceba, que passarão a fazer força onde não devia, demorando ainda mais para terminar o tratamento. Aqui vai uma dica: se ficar nervoso não desconte nas unhas e nem nas canetas hein!

     

    5. Faça manutenção do aparelho ortodôntico

    Além dos cuidados com a higiene, a alimentação e os hábitos pessoais, a manutenção periódica do aparelho ortodôntico é fundamental para o tratamento. Então não esqueça de fazer aquela visitinha mensal aqui na Orthosmile. Assim a gente faz todos os ajustes que precisa, avaliamos o progresso e o avanço dos resultados e podemos indicar os melhores cuidados.

    Faltar uma consulta poder prejudicar bastante o tratamento, pois tem cuidados que podem ser feitos apenas pelo profissional, como apertar o aparelho ou trocar um fio, por exemplo, e essa manutenção deve ser feita todo mês para não atrapalhar o progresso do tratamento.

     

    Venha conhecer os benefícios do alinhador invisível. Crédito: Divulgação internet

    Para concluir, se você é usuário de um aparelho que usa fios e metais, siga as dicas acima para que não se prolongue seu tratamento. E caso você ainda vai colocar o aparelho ortodôntico, procure a Orthosmile, que nós vamos te apresentar o aparelho invisível, muito mais rápido, sem dores, sem fios e metais e ainda esteticamente muito mais discreto, te proporcionando um sorriso perfeito em menos tempo e sem dor e sofrimento. Caso você utilize um aparelho tradicional e queira acelerar seu tratamento, deixá-lo mais discreto ou poder fazer com o menor sofrimento possível, venha também conhecer essa tecnologia, tenho certeza que você vai se surpreender.

     

    Agenda já sua avaliação! Estou te esperando para realizar o sorriso dos seus sonhos.

    http://linktr.ee/orthosmile