Índice global de preços de carnes sobe para novo recorde em maio

Índice global de preços de carnes sobe para novo recorde em maio

20 de junho de 2022 Off Por Editor



  • O aumento foi impulsionado principalmente pela forte alta nos preços globais da carne de frango

    O índice global de preços de carnes medido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 0,5% em maio, em relação a abril, para um novo recorde de 122 pontos, disse a FAO em comunicado.

    O aumento foi impulsionado principalmente pela forte alta nos preços globais da carne de frango que mais que compensaram quedas nos preços das carnes suína e ovina.

    “Em maio, os preços de carne de frango subiram refletindo as contínuas disrupções na cadeia de fornecimento na Ucrânia e recentes casos de Influenza Aviária em meio a um aumento na demanda na Europa e no Oriente Médio”, disse a FAO.

    Os preços de carne bovina ficaram estáveis, já que o aumento na oferta do Brasil e da Oceania colaborou para atender à alta demanda.

    Já os preços de carne suína caíram devido ao aumento da oferta global, especialmente na Europa Ocidental, em meio à fraca demanda interna e expectativas em relação ao esquema de ajuda da Comissão Europeia ao armazenamento privado de carne suína.

    Os preços internacionais da carne ovina também caíram, refletindo o impacto dos movimentos cambiais.

    Os preços das carnes são considerados para calcular o índice global de preços de alimentos da FAO, que também inclui os valores para açúcar, óleos vegetais, cereais e laticínios.

    O índice global de preços de alimentos da FAO caiu 0,6% em maio, ante abril, a 157,4 pontos.

    Com informações SCC10