UPA 24 horas mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência

29 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Chapecó (UPA), contabilizou este mês a marca de 181.370 atendimentos aos munícipes desde sua ativação em dezembro de 2013. A estrutura atua como primeiro atendimento em ocorrências de urgência e emergência, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial. A administradora técnica do serviço, enfermeira Lilian Cristina Galão afirma, que além de facilitar o acesso rápido dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), aos serviços disponíveis na UPA, somado a estrutura, contribui significativamente para a redução de atendimentos de baixa e média complexidade que anteriormente buscavam atendimento no Hospital Regional do Oeste.  
     
    A Secretária de Saúde Caroline Constanci Bettanin, assinala que desde o seu primeiro mês de atendimento à população chapecoense, os serviços prestados pela UPA 24 horas tiveram como principais características a pontualidade, eficiência e agilidade dos profissionais do local no atendimento aos usuários. “O funcionamento ininterrupto somado a estrutura, aliada a dedicação da equipe multiprofissional são suficientes para solucionar em sua grande maioria das ocorrências que chegam diariamente ao local, o que possibilita a melhor organização e mais qualidade nos serviços prestados ao chapecoense”, destaca.
     
    Opinião do usuário
     
    “O atendimento aqui na UPA é muito bom. O médico e as enfermeiras são bem atenciosos. Desde que cheguei, estou sendo bem atendido pela equipe”, afirma o morador da comunidade de Linha Simonetto, interior do município, Leandro Vacari, de 19 anos. Ele relata que nesta quarta-feira (29), estava com seu pai no centro de Chapecó tratando de questões da pequena agroindústria da família quando teve um mal súbito, tendo optado em buscar atendimento na UPA 24 horas. “Pelo avançando da hora, teria que buscar atendimento, quem sabe talvez só amanhã na unidade de saúde próxima a minha casa. Optei em vir na UPA, pois é bem assim, quem pode imaginar que de uma hora para outra vai precisar de atendimento em saúde” destacou.
     
    Como é o atendimento na UPA 24horas
     
    A UPA 24horas tem como principal característica não priorizar o atendimento por ordem de chegada. O processo de triagem dos pacientes leva em consideração o critério de gravidade da ocorrência, obedecendo a critérios técnicos definidos no Protocolo de Manchester que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em maior agilidade nos atendimentos.  Os pacientes com sinais e sintomas de Acidentes Vascular Cerebral (AVC) ou infarto, por exemplo, recebem a indicação vermelha e têm prioridade no atendimentos prestado na unidade. Na sequência são observados os casos de quadros agudos (laranja e amarelo), simples com mais gravidade (verde) e ambulatoriais (azul).
     
     Após a estabilização do quadro do paciente, a equipe médica da UPA pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar a rede básica, que esta destinada ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros. Por ser uma unidade que prioriza atendimentos de urgência e emergência, a UPA está focada na atenção aos pacientes classificados como laranja e amarelo.

    Prefeitura de Chapecó