Censo do IBGE irá visitar todos os domicílios de SC a partir desta segunda; confira dicas

Censo do IBGE irá visitar todos os domicílios de SC a partir desta segunda; confira dicas

1 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • A partir desta segunda-feira (1°) até 31 de outubro, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irão visitar todos os cerca de 2,4 milhões de domicílios de Santa Catarina. Eles estarão uniformizados com colete azul-marinho, boné e crachá, com um QR Code que permite que o morador verifique sua identidade.

    São 6.761 recenseadores para confirmar e atualizar dados sobre os 7,4 milhões de habitantes do Estado.

    Este é o nono Censo Demográfico do IBGE e o 13º Censo da população nacional. A pesquisa foi criada em 1936 e realizou sua primeira operação censitária em 1940. O censo ocorre a cada 10 anos, e iria acontecer em 2020, mas foi adiado duas vezes em função da pandemia.

    Os recenceadores irão visitar os domicílios para atualizar o mapeamento estatístico que orienta poder público, iniciativa privada, meio acadêmico e demandas dos cidadãos.

    Na edição de 2022 pela primeira vez o IBGE irá fazer o levantamento estatístico de comunidades quilombolas e na investigação do transtorno do espectro autista. Os recenseadores irão captar as coordenadas geográficas de todos os domicílios.

    Segundo a prefeitura, em Chapecó teremos nessa semana aproximadamente 140 recenseadores indo as ruas em todo o município, inclusive área rural, todos devidamente identificados com crachá, colete e boné. Ainda tem cerca de 20 supervisores que irão orientar e supervisionar os recenseadores. Existe também um novo processo seletivo com 60 vagas para recenseadores em aberto aqui pra Chapecó pra quem tenha interesse em atuar como recenseador (edital no site do ibge, sem taxa de inscrição, sem prova). Chapecó é dividida em mais de 600 setores e o prazo final de coleta é dia 31/10, quando encerra-se a etapa de coleta. Receba o recenseador na sua casa.

    Como será feito o questionário

    Segundo o IBGE, são dois questionários: o básico, com 26 questões, e o da amostra, com 77, com as perguntas do questionário básico e outras sobre temas como núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho. Este último será aplicado em 11% dos domicílios do país.

    Os questionários podem ser respondidos presencialmente, pela internet — por meio de um código recebido após a visita do recenseador — ou, quando necessário, por telefone.

    Em 2010, o Censo brasileiro foi o primeiro do mundo a ter coleta totalmente digital. Em 2022 haverá o gerenciamento da coleta em tempo real, com dados transmitidos diretamente para data centers no Rio e em São Paulo, e o monitoramento do deslocamento dos recenseadores.

    Estrutura para o Censo 2022

    Mais de 210 mil pessoas irão atuar na operação no Brasil — 8 mil em Santa Catarina. Além de recenseadores, são agentes e analistas censitários, geógrafos, estatísticos, economistas, engenheiros cartográficos e atendentes de call center, entre outros profissionais.

    No Estado, o instituto se estende por 21 agências fixas, 244 postos de coleta, 21 coordenações de área e 59 coordenações de subárea. Em Florianópolis, há também a Unidade Estadual do IBGE.

    Segundo o IGBE, a preparação do Censo demora anos, e envolve, entre muitas outras atividades, reuniões com as administrações de todos os municípios e inúmeras parcerias com o poder público; uma longa rede de treinamento para capacitar os milhares de envolvidos; a atualização da Base Territorial, que define o trajeto dos recenseadores; e testes nacionais.

    Com informações NSC Total