SC tem previsão de -7ºC e sábado pode ser dia mais frio do ano

SC tem previsão de -7ºC e sábado pode ser dia mais frio do ano

19 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • Na madrugada desta sexta-feira (19), SC registrou menor temperatura de 2022

    Na madrugada desta sexta-feira (19), os termômetros de Bom Jardim da Serra atingiram a temperatura mais baixa de 2022 em Santa Catarina. Os termômetros atingiram -6,4ºC, pouco menos do que os -6,1ºC, registrado em Urupema, no dia 12 de junho. Para o sábado (20), a previsão é que o final de semana seja ensolarado em todo o Estado e que as temperaturas fiquem entre -2°C e -7°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, podendo ser o dia mais frio do ano no território catarinense.

    O declínio acentuado da temperatura em Santa Catarina ocorre devido à chegada de massa de ar polar, que deve provocar condição de geada ampla nos dias 20 e 21 de agosto, com mínimas próximas de 0°C e negativas na madrugada e amanhecer, em boa parte das regiões do estado.

    Neve e temperaturas negativas

    Na quinta-feira (18), entre 19h e 21h, as cidades de Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra registraram neve. A umidade necessária para a ocorrência do fenômeno esteve associada ao deslocamento de uma frente fria e o frio intenso associado ao avanço de uma forte massa de ar polar.

    Conforme previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram, o ar polar chegou ao estado na última quinta-feira (18), trazendo o declínio mais acentuado da temperatura no decorrer da tarde e noite. Na madrugada desta sexta-feira (19), a umidade diminuiu com o afastamento da frente fria e

    O valor de -6,4°C registrados em Bom Jardim da Serra, na madrugada desta sexta-feira (19/08), não superou a mínima de -8,6°C ocorrida em 21/08/2020 no Morro da Igreja.