Pesquisa mostra que cachorros choram ao reencontrar donos

Pesquisa mostra que cachorros choram ao reencontrar donos

24 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • As lágrimas podem fazer parte da consolidação da relação entre cães e humanos

    Quando chegamos em casa, os latidos, o rabinho abanando e os pulinhos dizem muito sobre a alegria dos cães ao verem os donos. Uma nova pesquisa, publicada na revista Current Biology, mostrou que, além disso, os animais também choram ao reencontrarem os seus humanos.

    O estudo demonstrou através de uma tira especializada colocada nas pálpebras de cães, que a quantidade de água nos olhos dos animais em períodos normais é menor do que a quantidade quando eles passam um período de cinco a seis horas separados dos donos.

    Com isso, a pesquisa certifica que os primeiros cinco minutos do reencontro têm uma “significativa” produção de lágrimas. Assim como os humanos, os animais têm glândulas lacrimais que servem para lubrificar e limpar os olhos, mas, até o momento, as glândulas não tinham sido associadas às emoções.

    A ocitocina, conhecida como “hormônio do amor” está nos seres humanos e é responsável por sentimentos de bem-estar, união social e alegria. É este hormônio que promove as lágrimas nos animais.

    Para a descoberta, os cientistas colocaram uma solução com o hormônio nos olhos de 22 cães e relataram que houve um aumento na quantidade de líquido em relação a uma solução de controle.

    As lágrimas podem fazer parte da consolidação da relação entre cães e humanos. Os pesquisadores mostraram fotos de cães com e sem lágrimas artificiais; e viram que os animais com lágrimas tendem a estar mais próximos e terem respostas mais positivas de seus tutores.

    Ainda há muito o que estudar sobre as relações e o papel social das lágrimas caninas. Mas o que se comprovou é a relação de amor entre os bichanos e os humanos.

    ASSISTA AO VÍDEO