Mulher descobre tumor gigante de 46kg após cirurgia

Mulher descobre tumor gigante de 46kg após cirurgia

2 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Cinco anos nesta condição, paciente acreditava que estava apenas engordando

    Uma paciente, de 45 anos, surpreendeu os médicos do Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no Rio de Janeiro. Ela deu entrada nesta segunda-feira (29) com quadro de falta de ar e anemia grave. Internada, realizou uma tomografia que identificou um tumor gigante no abdome.

    A mulher foi levada para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) para ser compensada com uso de drogas vasoativas ou suporte cardiovascular, adequação circulatória e realizar uma transfusão de sangue.

    Segundo o médico cirurgião geral, Gláucio Boechat, devido à gravidade do quadro e a falta de ar cada vez maior, a equipe optou pela cirurgia, que aconteceu na quarta-feira (31), sem tempo para preparação prévia. “A operação era de altíssimo risco devido ao tamanho do tumor e das condições da paciente”, disse Boechat. A mulher tem 1,45 metros e pesava em torno de 150 kg.

    Para realizar o procedimento, a equipe médica foi composta por três anestesistas, Dr. Gláucio como cirurgião, dois residentes de cirurgia e quatro auxiliares de enfermagem, que enfrentaram um grande desafio: a retirada de um tumor de 46kg. “Tenho 22 anos de formado. Foi o maior tumor que já vi, não apenas que operei. Foi um grande desafio que envolveu várias equipes”, ressaltou o médico.

    A paciente não sabia que estava com o tumor, e, espantada, disse ao hospital que conviveu cinco anos nesta condição. De acordo com o cirurgião, ela acreditava que estava apenas engordando e só procurou atendimento hospitalar quando começou a apresentar falta de ar.

    Ainda no CTI, a paciente está evoluindo bem. Ela respira sem a ajuda de aparelhos, está conversando e se alimentando normalmente.