Adolescente engasga com pirulito e é salvo por funcionários de escola em São Bento do Sul

Adolescente engasga com pirulito e é salvo por funcionários de escola em São Bento do Sul

14 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Bombeiros foram chamados para ajudar o menino de 13 anos

    Um adolescente de 13 anos engasgou com um pirulito em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina, e precisou ser salvo por funcionários da escola. Por volta das 8h10min desta terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militares foi chamado para auxiliar o jovem na unidade de ensino.

    Ao chegarem no local, funcionários da escola já haviam ajudado o adolescente a desengasgar. Ele estava consciente e com sinais vitais estáveis. Após o atendimento, o jovem foi encaminhado ao Hospital e Maternidade Sagrada Família.

    Como ajudar alguém que está engasgando

    A primeira orientação é que quem estiver próximo ligue para o serviço de emergência pelo telefone 192 ou o Corpo de Bombeiros pro 193. Para que enquanto uma pessoa auxilia a vítima, uma unidade de socorro já esteja à caminho do local.
    Com a vítima do engasgo em pé, se ela não estiver sufocando, realize cinco tapotagens (espécie de “tapa” realizado com a mão em concha, nas costas).
    Se a vítima continuar engasgada, mas consciente, a orientação é para que a pessoa se posicione atrás da vítima e realize cinco compressões rápidas na altura do diafragma, logo abaixo dos ossos das costelas.
    Nos casos em que a vítima se engasgou e desmaiou pela falta de oxigênio, o recomendado é deitá-la e iniciar uma massagem cardíaca com pelo menos 30 compressões rápidas.​

    — Muitos casos só a tapotagem já resolve, tanto para lactentes, quanto para crianças e adultos — diz o Tenente Ezaki, do Comandante dos bombeiros de Araquari.

    Com informações NSC Total