Novo suspende filiação de João Amoêdo após ele declarar apoio a Lula no 2° turno

Novo suspende filiação de João Amoêdo após ele declarar apoio a Lula no 2° turno

27 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • O partido informou que corre um processo disciplinar sigiloso interno contra o empresário

    O Partido Novo decidiu suspender, liminarmente, a filiação de João Amoêdo, ex-presidenciável e fundador da sigla. O anúncio foi feito pela legenda nesta quinta-feira (27). Em nota, o Novo informou que corre um processo disciplinar sigiloso interno contra o empresário por possíveis violações estatutárias.

    No segundo turno das eleições, Amoêdo declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decisão diferente da tomada em 2018, quando optou pelo então parlamentar e candidato Jair Bolsonaro (PL). Também em nota, o Partido Novo se manifestou contra a decisão de Amoêdo, classificando-a de “lamentável e incoerente”. Ressaltou ainda que o empresário “não faz mais parte do corpo diretivo do partido desde março de 2020”.

    Amoêdo teve 2,5% dos votos válidos no primeiro turno de 2018, um total de 2.679.744, e foi presidente do Novo por dois mandatos, totalizando quase oito anos.

    Nas redes sociais, Amoêdo já havia saído em defesa da independência dos Poderes, criticando a ideia de aumentar o número de cadeiras no STF e disse que “este foi um dos passos de Hugo Chávez pra transformar a Venezuela numa autocracia”.

    Leia a íntegra do anúncio de desfiliação:

    “O Partido Novo, através da Comissão de Ética Partidária (CEP), decidiu suspender liminarmente a filiação de JOÃO DIONÍSIO FILGUEIRA BARRETO AMOÊDO, até o encerramento do Processo Disciplinar aberto contra ele, por possíveis violações Estatutárias cometidas por ele, com base no art. 21, II combinado com §2º.

    A Comissão de Ética Partidária (CEP) é o órgão nacional, independente e permanente de apoio à gestão do NOVO e que tem como principal função zelar pela ética e decoro, bem como pela aplicação do Estatuto e normas internas do NOVO, sendo assim o órgão competente para julgar denúncias feitas por nossos filiados.”

    Com informações CNN Brasil