Chapecó já tem 233 mil recenseados e ainda faltam moradores de 17,6 mil domicílios

Chapecó já tem 233 mil recenseados e ainda faltam moradores de 17,6 mil domicílios

31 de janeiro de 2023 Off Por Editor



  • Em Chapecó 233 mil pessoas já foram recenseadas pelo IBGE. Mas, dos 101 mil domicílios, ainda falta identificar os moradores de 17,6 mil unidades. A expectativa do IBGE é que a maior cidade do Oeste tenha cerca de 260 mil habitantes, quase 80 mil a mais do que foi identificado no Censo 2010, que apontou 183 mil habitantes.

    Por isso o IBGE solicita que os moradores que ainda não foram entrevistados, para que recebam os recenseadores ou entrem em contato os fones 3323-3224 (WhatsApp) e 137 (canal nacional) para atendimento e agendamento. O serviço está disponível diariamente, das 8h às 21h30.

    De acordo com André Matias Fideles, coordenador de área do Censo 2022, nesta fase final são 15 supervisores e 15 recenseadores. A orientação é fazer uma visita em horário comercial e, não encontrando, outra visita à noite ou nos finais de semana. Nos locais onde não são encontrados moradores, é deixado um bilhete com o número de telefone de contato. No entanto muitas pessoas não estão dando retorno. Além de cerca de mil pessoas que estão se recusando a fornecer informações.

    “Nós pedimos a colaboração da população para que tenhamos dados o mais próximo possível da realidade. Todas as políticas públicas, como o teto de financiamento dos programas de habitação, repasse de recursos para a saúde, repasse dos Fundo de Participação do Município, são baseados na população. Também é importante saber a população de um bairro para saber se precisa de uma escola maior, posto de saúde, ampliação de reservatório de água, entre outras ações”, disse Fideles.

    A coleta vai até o dia 15 de fevereiro.