Número de mortes na Turquia e Síria ultrapassa de 11 mil

Número de mortes na Turquia e Síria ultrapassa de 11 mil

8 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • A OMS alertou que o número de afetados pelo terremoto pode chegar a 23 milhões

    A estimativa do número de mortos na Turquia e Síria subiu para aproximadamente 11 mil nesta quarta-feira (08), devido ao terremoto de magnitude de 7,8 graus na escala Richter, que atingiu as regiões na segunda-feira (06).

    Segundo informações de autoridades locais, 8.574 pessoas morreram na Turquia e 2.662 na Síria, totalizando 11.236 mortes, podendo ainda aumentar esse número durante as buscas.

    Número de afetados pelo terremoto pode chegar a 23 milhões, alerta OMS

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que os terremotos que atingiram o sul da Turquia e o norte da Síria, na segunda-feira (06), devem afetar 23 milhões de pessoas, incluindo 1,4 milhão de crianças. A informação foi dada por Adelheid Marschang, oficial sênior de emergência do órgão da ONU, em uma reunião nesta terça-feira (07) em Genebra, na Suíça.

    Anteriormente, a OMS já havia alertado que o número de vítimas pode ultrapassar 20 mil. Até o momento, foram contabilizadas mais de 5 mil mortes, mas o número deve subir nas próximas horas e dias.

    “Esta é uma crise além de várias crises na região afetada”, disse Marschang.

    As condições climáticas, bem como a instabilidade de edifícios, dificultam ainda o envio de ajuda às regiões mais afastadas, uma vez que, com os escombros, ruas foram bloqueadas. Nas três províncias mais impactadas pelo tremor – Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman, apenas veículos médicos e do governo estão autorizados a transitar. Nesta terça-feira (07), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan impôs estado de emergência por três meses em 10 províncias turcas afetadas pelo terremoto.

    Segundo o governo turco, cerca de 24.400 equipes de busca e resgate atuam nas regiões em busca de sobreviventes. Mas o número deve aumentar com a chegada de equipes de resgate enviadas por mais de 30 países, incluindo Rússia, China, Estados Unidos e Grécia. A OMS também despachou três aviões com suprimentos médicos, incluindo kits cirúrgicos, para a Turquia e para a Síria.

    Veja mais imagens:

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Com informações SBT News