SC começa a emitir nova carteira de identidade nacional em março

SC começa a emitir nova carteira de identidade nacional em março

24 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Novo modelo terá a inserção da numeração de outros documentos

    A Polícia Científica de Santa Catarina já tem data para o início das operações de emissão da carteira de identidade nacional – CIN, no dia 08 de março. No entanto, no dia 6 de março, devem iniciar os testes internos para treinamento dos atendentes.

    Para finalizar os ajustes nos sistemas, o órgão bloqueou o agendamento no site do dia 23 a 28 de fevereiro. Além disso, anunciou que no período de 02 a 07 de março o atendimento em suas unidades será restrito à retirada de documentos e ao esclarecimento de dúvidas sobre a emissão da carteira de identidade.

    O que muda com a nova CIN?

    Em Santa Catarina, o cidadão notará basicamente a mudança na aparência da carteira de identidade, visto que muitas das demais funcionalidades já constam no atual modelo emitido no Estado. Isso inclui a inserção do número de outros documentos, informações de saúde, nome social e a unificação das numerações do CPF e do RG, padrão adotado de forma pioneira pelo estado em novembro de 2021.

    Em termos de novidades, será disponibilizada a versão digital do documento, semelhante ao processo da carteira nacional de habilitação (CNH) emitida pelo Detran. Com a nacionalização do QR Code, o documento também poderá ser utilizado virtualmente no aplicativo “gov.br”. Por fim, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) definitivamente elimina o antigo número do Registro Geral (RG).