Tempestade causa estragos em São João do Itaperiú e microexplosão é confirmada

Tempestade causa estragos em São João do Itaperiú e microexplosão é confirmada

27 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Uma forte tempestade atingiu o município de São João do Itaperiú, no Norte de SC, neste domingo (26). Segundo o Conexão GeoClima, o fenômeno se trata de uma microexplosão.

    Uma moradora do local, registrou imagens onde é possível ver postes e árvores caídas nas ruas do município, além de imóveis destelhados. Letícia mostra também uma igreja que foi atingida pelos ventos e pela chuva.

    Já a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que a tempestade que atingiu São João do Itaperiú foi causada por uma microexplosão. Devido ao temporal, houve diversos destelhamentos, quedas de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica na cidade. Os ventos chegaram a 75km/h entre as 14h45 e 15h da tarde. Ainda conforme o órgão, o temporal foi provocado por uma frente fria em alto mar associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de umidade e calor vindo da região amazônica.

    Já o Corpo de Bombeiros informou que acompanhou a situação no local com viaturas para dar suporte. “Foi montado um Sistema de Comando em Operações para gerenciar a situação e a Defesa Civil de Santa Catarina também está no município prestando assistência aos moradores, contabilizando aqueles que foram afetados e auxiliando no restabelecimento das residências”, complementou.

    A prefeitura da cidade informou que o Governo de Santa Catarina estuda decretar Situação de Emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas. Foi informado também que os moradores prejudicados pela tempestade devem contatar a Defesa Civil.

    Veja a nota na íntegra:

    O município de São João do Itaperiú foi gravemente afetado com a tempestade que atingiu a região na tarde deste domingo, dia 26. Neste momento, a Defesa Civil em conjunto com outros órgãos, trabalham para mapear os danos e desobstruir as vias públicas.

    O Governo Municipal deve secretar Situação de Emergência ainda hoje para dar celeridade ao processo de reconstrução Moradores atingidos devem contatar a Defesa Civil através dos números: (47) 99101-5800 / (47) 99624-0010

    Assista aos vídeos: