Crianças de SC sofrem acidente no Panamá durante viagem aos EUA

Crianças de SC sofrem acidente no Panamá durante viagem aos EUA

27 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • A embaixada brasileira confirmou que as seis crianças brasileiras que estavam em um ônibus que sofreu um acidente no Panamá, no dia 15 de fevereiro, são de Santa Catarina. Segundo o Estadão, quatro estão internadas com quadro estável.

    Durante uma viagem, que tinha como destino os Estados Unidos, o ônibus que trasportava imigrantes caiu em um Barranco em Chiriqué, no Panamá. A queda acabou com, ao menos, 41 mortos e mais de 20 feridos.

    De acordo com a nota enviada ao jornal, o Ministério das Relações Exteriores do Panamá informou: “são todos naturais de Santa Catarina, com idade entre seis meses e sete anos. Ao que tudo indica, são filhos de haitianos.”

    O secretário de Articulação Internacional do Estado, Juliano Froehner, informou que as crianças são filhas de haitianos que moravam legalmente no Brasil. Três das crianças internadas são de Navegantes, uma de Itajaí e a outra de Chapecó.

    O estado de saúde dos pais das vítimas ainda não foi especificado. Uma sexta crianças está entre os sobreviventes, sendo natural do Estado de São Paulo. Ainda segundo o secretário, as vítimas são parentes.

    Cerca de quatro catarinenses se encontram estáveis no Hospital Materno Infantil José Domingo Obaldia (HMIJDO) e devem receber alta em breve. O governo de Santa Catarina está estudando a possibilidade de trazer as crianças de volta para o Estado.

    Membros do governo estadual e da Secretaria de Assuntos Consulares do Itamaraty estão organizando uma missão consular até Chiquirí, no Panamá, para visitar as crianças brasileiras internadas e especificar a situação em que elas e seus familiares se encontram.

    O Governo do Panamá relatou que o ônibus estava com 66 passageiros, sendo 22 equatorianos, 16 haitianos, 11 venezuelanos, seis brasileiros, cinco colombianos, dois cubanos, dois camaronenses, um eritreu e um nigeriano. O relatório do governo também ponta que 42 dos passageiros eram homens e 24 eram mulheres. Entre eles, havia 20 menores.

    Com informações SCC10