Operação da PF investiga família responsável pelo descaminho de vinhos em SC

Operação da PF investiga família responsável pelo descaminho de vinhos em SC

15 de março de 2023 Off Por Editor



  • A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15/3) a operação Mascate, que visa desarticular grupo familiar dedicado ao descaminho de vinhos em cidades da divisa do Brasil com a Argentina.

    Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em duas empresas e na residência dos seus respectivos proprietários, nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC, Bom Jesus do Sul/PR e Barracão/PR.

    Os alvos das medidas são pessoas que possuem lojas de comércio de vinhos na argentina e que teriam instituído outras empresas, do mesmo ramo, em território brasileiro.

    Apurou-se que as lojas ofereceriam, no Brasil, vinhos argentinos por preço bastante inferior àquele oferecido pelas demais pessoas jurídicas que atuam com a venda de vinhos argentinos na região.

    Constatou-se, ainda, que os investigados movimentaram vultuosas quantias em dinheiro nas contas das empresas investigadas, valores esses não condizentes com os declarados formalmente, o que caracteriza lavagem de capitais.

    No cumprimento das medidas determinadas pela Justiça Federal foi autorizada a apreensão de valores, joias, obras de arte, veículos e outros itens de luxo, em razão da elevada condição econômica ostentada pelos investigados.

    Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam 14 anos de reclusão.

    O nome da operação, Mascate, significa mercador ambulante e faz referência ao modo de agir do grupo criminoso, uma vez que os vinhos argentinos são encomendados e entregues a diversos pontos do território nacional.

    Veja mais imagens:

    Este slideshow necessita de JavaScript.