Secretaria de Saúde orienta para cuidados com animais peçonhentos

Secretaria de Saúde orienta para cuidados com animais peçonhentos

4 de abril de 2023 Off Por Editor



  • A Secretaria de Saúde de Chapecó alerta aos chapecoenses sobre os cuidados com animais peçonhentos, especialmente as serpentes, aranhas e escorpiões. Com a chegada do outono e dos dias mais frios, esses animais procuram abrigo dentro das casas, aumentando os riscos de acidentes. Os acidentes por animais peçonhentos ocorrem quando há contato de humanos com animais que possuem a peçonha/veneno como mecanismo de defesa. Esse contato pode ocorrer através de mordidas, picadas, ferroadas, arranhões, contato com a pele ou ainda pela ingestão do animal peçonhento pela vítima.

    De acordo com o biólogo da Secretaria de Saúde de Chapecó, Junir Lutisnski, essas espécies podem ser encontradas em entulhos, madeiras, lenha, galhos e especialmente em buracos de tijolos. Importante que as pessoas não deixem as camas encostadas nas paredes, vedar as frestas em paredes e entre o piso e as portas e ainda instalar telas de proteção nas janelas.

    Ele comenta ainda que quando encontrar um animal é necessário acionar a equipe da Vigilância Ambiental que irá recolher esses animais. O contato pode ser feito pelo telefone (49) 3319-1407, pois além de recolher, as equipes fazem um mapeamento dos locais aonde esses animais estavam e também um estudo sobre as espécies encontradas. “Importante tomar cuidado ao capturar o animal, para não ter acidentes. É preciso cuidado e colocar ele em um frasco fechado para levar até a unidade de saúde mais próxima”, explicou.

    Em caso de acidentes, com escorpiões, serpentes ou outros animais peçonhentos (taturanas, aranhas, abelhas, serpentes…) é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo de casa. “Importante sempre relatar ao médico que foi picado por algum animal para que os profissionais saibam e possam agir corretamente para cada caso”. Em Chapecó são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, um PA – Pronto Atendimento no bairro e Efapi, além dos hospitais da Criança, Regional e particulares.