Lula e ministros são flagrados por câmeras no Planalto no dia dos ataques de 8 de janeiro

Lula e ministros são flagrados por câmeras no Planalto no dia dos ataques de 8 de janeiro

24 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Vídeos mostram Lula, ministros e militares no prédio no mesmo dia das invasões golpistas; PF analisa material

    O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República disponibilizou em seu site a íntegra das imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, no dia dos ataques e invasões golpistas aos prédios-sedes dos Três Poderes, em Brasília. Lula, militares e ministros foram ao local no dia das invasões.

    As imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no prédio no mesmo dia da invasão golpista de 8 de janeiro. O presidente ficou cerca de uma hora no local.

    As gravações tornadas públicas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na noite do último sábado, 22, mostram o petista conversando com sua equipe ao lado dos ministros Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, José Múcio, da Defesa, e Rui Costa, da Casa Civil.

    Conforme o trecho da gravação, o presidente chegou de carro ao palácio às 21h24m. Ele subiu direto para a sua sala no terceiro andar do prédio. Nas imagens é possível perceber Lula e toda comitiva indignado e irritado com a destruição do Palácio.

    A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, também estiveram no local. As imagens mostram que Lula deixa o Palácio de carro às 22h22m.

    GSI

    As imagens internas do Palácio vieram à tona após a divulgação de um vídeo pela CNN Brasil que mostra a presença do general Gonçalves Dias no Palácio do Planalto no momento da invasão. Nas imagens, é possível ver que o general estava no Palácio do Planalto por volta das 16h30. O general pediu demissão do cargo na quarta-feira, 19.

    Com informações Terra