Tecnologia impulsiona liderança de Santa Catarina no cultivo de maçã

Tecnologia impulsiona liderança de Santa Catarina no cultivo de maçã

10 de maio de 2023 Off Por Editor



  • Produtores apostam em drones, tratores controlados por tablets, irrigação eletrônica, poda mecanizada, entre outras tecnologias que auxiliam no cultivo da fruta

    Vermelha, doce, crocante. Quem saboreia uma maçã pode não imaginar o complexo processo produtivo por trás de uma das frutas mais queridas do mundo. É necessária quase uma década entre o desenvolvimento de uma muda até uma árvore adulta produzir em larga escala. Do campo até a gôndola do supermercado tem mais um longo caminho a ser percorrido. Todo esse trajeto está cercado de tecnologia e inovações que estão mudando a maneira de plantar, colher e processar a fruta, o que impulsionou a liderança de SC na produção de maçã no país.

    E isso impacta diretamente o agronegócio catarinense. Santa Catarina não quer mais ter só a melhor maçã do mundo, também busca mais produtividade e rentabilidade. Para isso, os produtores apostam em drones para polinização, tratores controlados por tablets para fertilização e pulverização, irrigação eletrônica, poda mecanizada e sistema para gestão da propriedade.

    Na parte de processamento e embalagem da fruta, está nas mãos de poucas pessoas controlar o sistema automatizado que seleciona e embala diariamente toneladas de maçãs. Essas mudanças não fazem parte do futuro da fruticultura, mas sim do presente em empresas e cooperativas catarinenses.

    Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Botton, não basta apenas ter a melhor maçã no mundo, é preciso que ela chegue competitiva ao mercado, e o desenvolvimento de novas tecnologias é o caminho para garantir a produtividade e a rentabilidade.

    “O setor de maçã é um dos setores de maior tecnologia que temos no Brasil. Não é para amadores, porque a implantação de um pomar tem custo elevado. Todo o setor produtivo precisa estar se reinventando”, destaca.

    Produção de maçã em SC
    Santa Catarina é o maior produtor de maçã do Brasil, com cerca de 3 mil produtores e mais de 600 mil toneladas produzidas por ano. Com apoio das tecnologias, o Estado passou de pouco mais de 530 mil toneladas, em 2013, para quase 680 mil toneladas, em 2017. No número mais recente, de 2021, SC tinha produzido mais de 635 mil toneladas.

    Seis municípios do Estado concentram a produção de maçã, a maioria na Serra. São Joaquim lidera com 2072 produtores, seguido de Bom Jardim da Serra (360), Urupema (130), Urubici (95), Fraiburgo (43) e Caçador (30), estes dois últimos localizados no Meio Oeste. A variedade mais produzida em Santa Catarina é da maçã Gala, que representa 51%, em seguida vem a Fuji, com 47%.

    No mundo, o Brasil é o 11º país em produção de maçã, representando 1,4% da produção mundial.

    Com informações Fapesc