Esqueleto de 12 mil anos é encontrado a quase 2 metros de profundidade

Esqueleto de 12 mil anos é encontrado a quase 2 metros de profundidade

15 de maio de 2023 Off Por Editor



  • O fóssil foi encontrado com a continuidade de uma escavação de 9 m² e cerca de 1,9 m de profundidade

    Pesquisadores encontram um fóssil no sítio arqueológico de Serranópolis, em Goiás, que pode ser o mais antigo já encontrado no Centro-Oeste brasileiro. O anúncio foi feito nesta semana pela PUC Goiás, uma das oito instituições de ensino que tem pesquisadores fazendo escavações no sítio arqueológico desde outubro de 2021.

    Segundo a PUC, a idade do fóssil pode chegar a 12 mil anos. “Isso porque amostras de carvão coletadas aos pés do esqueleto já foram analisadas e datadas com idade entre 11.930 e 11.756 anos. O carvão, possivelmente, fazia parte de uma fogueira, entre as várias já encontradas no local”, complementa.

    O fóssil foi encontrado com a continuidade de uma escavação de 9 m² e cerca de 1,9 m de profundidade. Ele está preservado e foi localizado entre outubro e novembro de 2022, mas, acrescenta a PUC, “a descoberta só foi anunciada agora, após sua exumação, em março deste ano”.

    A análise da amostra de carvão coletada aos pés do esqueleto foi feita em Miami, nos Estados Unidos. “O próximo passo, agora, é fazer a datação do próprio fóssil, também em Miami, onde todos os outros materiais localizados foram analisados. Em Serranópolis, já foram encontrados diversos artefatos”, fala a PUC Goiás.

    Vinte profissionais, do Brasil e do exterior, participam da pesquisa no sítio arqueológico, além de dez alunos de dos cursos de graduação em arqueologia e biologia da PUC Goiás. Para o período entre agosto e setembro deste ano, está programada uma nova etapa de escavação no local. Ela deverá durar 30 dias. Segundo o pesquisador do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), Julio Cezar de Rubin, “ainda há muita coisa para ser feita, muitas análises” no sítio.

    No ano passado, foi anunciado que dez crânios tinham sido localizados na área, algo inédito para esta. “Os achados ampliam a quantidade e a qualidade do trabalho em Serranópolis e das informações para a comunidade acadêmica”, ressalta a PUC.

    Com informações SCC10