Prefeitura realiza projeto Receitas de Família

Prefeitura realiza projeto Receitas de Família

4 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Um evento para resgatar emoções, memórias afetivas e laços familiares, com o objetivo de valorizar alimentos simples, mas nobres e que fazem parte da mesa de todos, resgatar receitas de família e envolver a comunidade, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social realizará o projeto “Receitas de Família”.

    De acordo com a primeira dama de Chapecó, Lucia Buligon, o projeto “Receitas de Família” será realizado nos 07 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS – do município. Durante a programação que acontece de maio a agosto, acontecerão eliminatórias para escolha das receitas. A grande final acontecerá em agosto.

    Ela explica que as receitas produzidas pelas mulheres usuárias dos CRAS podem ser doces ou salgadas e serão avaliadas e julgadas por um grupo de jurados. Nas eliminatórias por região serão 03 jurados, e na grande final 05. “Esse grupo de jurados será formado por profissionais da área da gastronomia e nutrição”, enfatizou.

    Lucia comenta ainda que as receitas das eliminatórias deverão ser executadas na cozinha do participante. Somente na grande final haverá uma cozinha disponível para a execução das receitas e apreciação dos jurados. “Das receitas executadas nessas eliminatórias sairá uma receita vencedora de cada etapa para participar da grande final em agosto. Serão 66 receitas ao todo, exceto se algum CRAS não tiver representante, já que a participação não é obrigatória”, destacou.

    As etapas classificatórias acontecem nas seguintes datas: 18 de maio no CRAS Líder; 01 de junho no CRAS São Pedro; 14 de junho no CRAS Bormann; 28 de junho no CRAS Seminário; 13 de julho no CRAS Seminário; 27 de julho no CRAS Efapi/CEU; 10 de agosto no CRAS Cristo Rei; 17 de agosto no CRAS Cristo Rei.

    As 66 receitas estarão em um livro, que será editado logo após a final do concurso, com destaque para a “Receita de Família” vencedora. No livro haverá, além da história da origem da receita, indicação dos ingredientes e perspectivas quantidades, modo de preparo, tempo de preparo, tempo de cozimento e número de rendimento. Serão avaliados pelo grupo de jurados a tradição, sabor, apresentação, tempo de preparo e fidelidade aos ingredientes. Haverá premiação para 1º, 2º e 3º lugares, sendo que, o 1º lugar receberá um prêmio para o seu grupo e um prêmio particular, e 2º e 3º lugares, premio para o grupo.