Polícia Militar passa operar programa guardião da “Maria da Penha” em Chapecó

Polícia Militar passa operar programa guardião da “Maria da Penha” em Chapecó

31 de outubro de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    Chapecó – Em reunião realizada na última semana entre o juiz Giuseppe Bellani, titular do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica, Promotor de Justiça Rafael Moser, vereador Neuri Mantelli, autor do requerimento para implantação do projeto; e o representante do Comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, ficou definido o início das atividades de policiamento do “Guardião Maria da Penha” em Chapecó.

    O Programa é institucional e serão desenvolvidas de forma semelhante às outras cidades do país e capitais como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, que visa coibir às ocorrências de violência doméstica através da fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e atenção constante as mulheres em situação de vulnerabilidade.

    Segundo o Comando, em Chapecó a PM já está recebendo informações do Juizado de Violência Doméstica e a partir de 3º de novembro passará a trabalhar na consolidação e estruturação da base de dados, para em seguida passar a monitorar os casos de desobediências das medidas de proteção e agindo de forma efetiva naquelas situações em que se verificarem riscos potenciais as mulheres vítimas.

    Trata-se de um projeto piloto passível de adequações na medida em que a situação demandar. De início terá caráter essencialmente preventivo e as atividades serão executadas por uma equipe composta de duas policiais femininas e um policial masculino, que atuarão na fiscalização, promovendo contato direto ou via telefone (49) 9990 2929, ou ainda, através dos aplicativos de texto (no mesmo número). É importante ressaltar que as chamadas de emergências sempre deverão ser feitas através do 190.

    Foto: PM

    Foto: PM

    Foto: PM

    Foto: PM

    Fonte: Cidadão no Comando