Treinador de handebol é condenado por abusos sexuais contra 16 crianças e adolescentes em SC

Treinador de handebol é condenado por abusos sexuais contra 16 crianças e adolescentes em SC

22 de maio de 2023 Off Por Editor



  • No total, o réu foi condenado por 33 crimes e sentenciado a mais de 60 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

    Um treinador de handebol foi condenado pela prática de 33 crimes sexuais contra 16 crianças e adolescentes em Santa Catarina. As violências ocorreram entre 2018 e 2022, em Saudades, no Oeste catarinense.

    O réu foi condenado a 56 anos, 10 meses e 12 dias de reclusão, em regime inicial fechado; a sete anos e quatro meses de detenção; e ao pagamento de 26 dias-multa. A sentença ainda decretou a perda do cargo público.

    Condenação por sete crimes

    O treinador foi sentenciado pelos crimes de estupro de vulnerável; importunação sexual; tentativa de induzir e atrair à exploração sexual; adquirir, possuir e armazenar fotos das vítimas em cenas pornográficas; tentar obter vantagem ou favorecimento sexual; assediar, instigar e induzir algumas das vítimas a se exibirem de forma sexualmente explícita; e por entregar cigarro eletrônico aos adolescentes em diversas ocasiões.

    Treinador se aproveitava da confiança das vítimas

    O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça de Pinhalzinho, obteve a condenação. O Promotor de Justiça Bruno Poerschke Vieira destacou no processo ue há a repetição de um padrão na grande maioria dos delitos praticados pelo condenado. O treinador prevalecia-se da confiança que as vítimas depositavam nele, por se tratar de treinador de handebol, e praticava atos libidinosos mediante fraude, efetivava toques lascivos no corpo e regiões íntimas, sem a anuência, oferecia dinheiro e cigarros eletrônicos em troca do envio de fotos com nudez, entre outras práticas que configuram crimes contra a dignidade sexual.

    “Em alguns dos casos, o acusado pediu que as vítimas entrassem sozinhas em uma sala com o intuito de que fossem tomadas as suas medidas musculares. Na sequência, ele pedia que os adolescentes ficassem somente de cueca, momento em que praticava o crime importunação sexual. Já em outra ocasião, viu que uma das vítimas estava sentada na arquibancada e se aproximou, momento em que praticou o crime de estupro de vulnerável – ato diverso da conjunção carnal. Além disso, aproveita-se de campeonatos de handebol para, no momento em que as vítimas estavam no alojamento e já descansando, praticar os abusos sexuais, especialmente com toques nas partes íntimas delas”, detalha o promotor.