Santa Catarina registra maior expansão de economia do Brasil com crescimento de 2,9%

Santa Catarina registra maior expansão de economia do Brasil com crescimento de 2,9%

6 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Santa Catarina teve resultados acima do cenário nacional

    A economia catarinense teve uma alta de 2,9% em abril, em comparação com março, acima do cenário nacional, que teve um crescimento de apenas 0,6%, conforme dados divulgados pelo Governo do Estado, ontem quarta-feira (5).

    A análise feita pelo Observatório Fiesc foi publicada em junho. Conforme o governo, Santa Catarina apresentou a maior expansão de todos os estados do Brasil. Os setores que mais influenciaram o resultado positivo foram a indústria e a agropecuária.

    Para o Governador Jorginho Mello, a expansão demonstra o quanto a economia catarinense é pujante. “Santa Catarina se destaca na diversidade econômica, na força da agricultura, turismo, tecnologia e da nossa indústria. Estamos também atraindo investidores que fazem a roda da economia girar. Esses números nos dão a garantia que estamos no caminho certo”, enfatiza.

    Para o secretário da indústria do comércio, Silvio Dreveck, os resultados alcançados por Santa Catarina reforçam o otimismo de crescimento.

    “O Governo, integrado com as entidades representativas, tem o papel fundamental de promover ações sólidas e perenes para a manutenção do crescimento econômico. Vamos continuar com esse propósito para avançarmos ainda mais na nossa economia”, destaca.

    Resultados da indústria e agronegócio

    A indústria de alimentos vem sendo impulsionada pelo bom momento do agronegócio tanto no abate de aves e suínos, como também nas safras agrícolas de grãos, conforme informações do Governo. Em abril, houve aumento na produção de soja, aveia, feijão e trigo.

    O destaque da produção industrial foi o setor de produtos de borracha e material plástico (6,8%), líder de crescimento no mês. Além disso, equipamentos elétricos (6,4%) e indústria automotiva (6,2%) também influenciaram a alta, influenciados por vendas internacionais.