Prefeito Buligon é empossado Presidente da Junta do Serviço Militar de Chapecó

14 de janeiro de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    O Prefeito Luciano Buligon foi empossado nesta tarde (14-01) o Presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) de Chapecó. Acompanharam o ato, o 1º Ten Nelson Puhl, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de São Miguel do Oeste, o 2º Ten Marcelo da Silva Barganha, Delegado do Serviço Militar, o 1º Ten Sérgio Finckler e o 2º Ten Airton Ferreira de Andrade. O Prefeito prestou juramente perante a Bandeira Nacional e assinou o Termo de Posse. 
     
    Por determinação da Lei do Serviço Militar, da Constituição Federal, as Juntas de Serviço Militar nos municípios devem ser presididas pelos Prefeitos, tendo como Secretários, funcionários municipais, preferencialmente efetivos, de reconhecida capacidade profissional e idoneidade moral. A responsabilidade de instalação das JSM’s também é da Administração Municipal. 
     
    Cabe ao Presidente da JSM/Prefeito prestar o juramento à Bandeira Nacional e assinar o Termo de Posse, além de presidir as solenidades de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI). Também cabe ao Prefeito, designar um auxiliar e um secretário de JSM (ambos servidores municipais). 
     
    Junta de Serviço Militar de Chapecó (18ª Delegacia de Serviço Militar / 16ª CSM)
     
    A Delegacia da JSM de Chapecó funciona na Rua Líbano, nº 341L, 2º Piso do Terminal Rodoviário de Passageiros, e é subordinada à 16ª Circunscrição de Serviço Militar, com sede em Florianópolis. O atendimento ao público acontece, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min. 
     
    A JSM orienta os serviços de alistamento militar, obrigatório para jovens do sexo masculino, nos primeiros seis meses do ano em que completam 18 anos,  além de fornecer segundas vias de uma série de documentos: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Isenção (CI), Certificado de Reservista (CR), entre outros documentos.
     
    Novo serviço: alistamento militar online
     
    O Exército Brasileiro, por intermédio das Regiões Militares, passou a disponibilizar em 1º de janeiro de 2016, em nove Estados da Federação, incluindo Santa Catarina, o Alistamento Online. A partir de agora o jovem tem a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar utilizando os modernos meios de acesso (tablets, smartphones e computadores com acesso à internet). 
     
    Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e seguir os passos. Com o procedimento concluído, o jovem receberá um número de protocolo e, por intermédio do site, poderá consultar se está incluído no processo de seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). 
     
    Os jovens que completam 18 anos em 2016 têm até o dia 30 de junho para realizarem o Alistamento Militar, concorrendo à seleção no segundo semestre do ano em que se alistou. A partir de agora o procedimento só está disponibilizado via online. 
     
    Em caso de dúvidas, o jovem pode procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. 

    Prefeitura de Chapecó