Tum Acelera discute profissionalização e negócios na música em Chapecó

Tum Acelera discute profissionalização e negócios na música em Chapecó

11 de agosto de 2023 Off Por Editor



  • Encontro ocorre na próxima terça-feira (15), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, com entrada gratuita

    Músicos catarinenses terão a oportunidade de participar nos meses de agosto e setembro de uma série de eventos promovidos pelo Tum, principal festival e conferência de música, inovação e economia criativa do Estado, para debater o mercado da música. O primeiro encontro será na próxima terça-feira (15), em Chapecó, e terá a participação da idealizadora e diretora geral do Tum Festival, Ivanna Tolotti, que vai falar sobre fontes de receitas para quem atua no segmento, preparação de carreira para prospecção e negócios no mercado artístico, e do produtor e engenheiro de mixagem Marcelo Fruet, responsável por um workshop sobre mercado musical e produção independente.

    Batizada de Tum Acelera, a iniciativa também vai passar por Itajaí (23/08), Joinville (25/08), Criciúma (30/08), Lages (01/09) e Florianópolis. Os debates vão abordar temas como criação, direitos autorais, distribuição digital, planejamento estratégico de carreira e preparação para rodadas de negócios do Tum Festival. As atividades são gratuitas.

    “Santa Catarina tem grande potencial criativo e precisa ter uma base profissional, que veja a produção musical como um negócio, para que se desenvolva uma ‘cena’ local, como já vimos em outros locais. É preciso haver um número maior de bandas e músicos preparados para ocupar espaços em festivais daqui, de outros estados e até fora do país”, diz Ivanna Tolotti. “Talento não nos falta, mas precisamos ter em mente a necessidade de trabalhar de forma planejada e organizada para crescer e estarmos conectados para identificar novos mercados e oportunidades de negócios para a música e a economia criativa do nosso Estado”.

    Em novembro, os participantes do Tum Acelera estarão nas rodadas de negócios que marcam a programação do Tum Festival, em Florianópolis. Durante o evento, músicos têm a oportunidade de apresentar seus projetos a compradores de shows de todo o país e até do exterior. De 2018 a 2022, por exemplo, a iniciativa, apoiada pelo Sebrae-SC, promoveu mais de 1500 encontros e a concretização de negócios com o fechamento de shows e turnês para artistas catarinenses.

    Em Chapecó, o encontro será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Interessados podem se inscrever pelo site: https://tumfestival.com.br/edital/tum-acelera/. Dois participantes serão selecionados para apresentações em um evento especial na Basaltica Cervejaria após o evento de capacitação.

    O evento tem incentivo do Supermercados Imperatriz; apoio cultural do Floripa Airport; os parceiros Sebrae, Música e Negócios e UBC; e apoio da Prefeitura de Chapecó, Fundação Cultural de Chapecó, Basaltica Cervejaria e Lamparina Cultural. A realização é de Ivanna Tolotti Produções, Tum Festival, Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

    Marcelo Fruet – Foto: Atila Viana

    Ivanna Tolotti – Foto: Sandra Puente e Nilva Damian