Pastor é condenado a 20 anos de prisão por estupro no Oeste catarinense

Pastor é condenado a 20 anos de prisão por estupro no Oeste catarinense

20 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • Os fatos ocorreram entre 2022 e 2023, quando a menina tinha 11 e 12 anos.

    Um pastor de uma igreja de São Miguel do Oeste foi condenado a 20 anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável. A sentença foi proferida na última quinta-feira (14).

    Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os pais da menina, consentiam com os abusos em troca de favores financeiros do acusado, eles também foram responsabilizados. A mãe foi condenada a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado, e o pai, a sete anos de reclusão em regime semiaberto, ambos por induzirem ela à exploração sexual. Os fatos ocorreram entre 2022 e 2023, quando a menina tinha 11 e 12 anos. Em março deste ano, dois dos envolvidos foram presos em flagrante, após investigações da Polícia Civil. Eles passaram a acompanhar a movimentação na residência depois de receber uma denúncia de populares que estranhavam a presença constante do pastor na casa e o fato de a menina não frequentar a escola.

    A Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes destaca a importância da punição e da denúncia de casos como este. “É gravíssimo o abuso da confiança depositada pela atuação religiosa para a prática de crimes. Condutas como essa devem ser rigorosamente punidas e quem tiver conhecimento de práticas similares deve procurar as autoridades e denunciar, mesmo que de forma anônima”, reitera. Além das penas, os acusados foram condenados ao pagamento de danos morais à vítima, sendo R$ 50 mil a serem pagos pelo pastor e R$ 10 mil pelos pais da menina. Os três, que estão presos desde março, tiveram a prisão preventiva mantida.

    De acordo com o MPSC, a decisão é passível de recurso.