Frio e chuva devem atingir SC nesta semana; saiba com fica o tempo

Frio e chuva devem atingir SC nesta semana; saiba com fica o tempo

25 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • Estado recebe sistema de baixa pressão e poderá ter queda busca nos termômetros

    Com a chegada de uma baixa pressão durante o início da semana, o tempo em Santa Catarina terá queda nas temperaturas. Esta segunda-feira (25) já inicia com a presença de nevoeiros em todo o estado e com condições de chuva entre o Planalto e o Litoral Sul, que pode ocorrer de maneira intensa em um curto período de tempo.

    De acordo com a Defesa Civil, ao longo da tarde, as instabilidades avançam para o restante do estado, provocando pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente entre o Oeste e os planaltos, onde as temperaturas permanecem elevadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais.

    Segundo o órgão, nesta segunda as temperaturas mínimas variam entre 14 e 19°C do Meio-Oeste ao Litoral e oscilam entre 19 e 26°C no Oeste e Extremo Oeste. As máximas variam entre 30 e 39°C no Grande Oeste e no Planalto Norte, marcando de 18 a 29°C nas demais áreas.

    Mudança no tempo

    A chegada de uma baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria entre a noite da terça-feira (26) e a madrugada da quarta-feira (27) favorecem a intensificação das instabilidades do Meio-Oeste ao litoral.

    No Oeste catarinense, são esperados temporais mais localizados, enquanto nas áreas da metade leste as chuvas podem ser mais intensas, principalmente próxima à divisa com o Rio Grande do Sul.

    Os ventos começam a ter mais intensidade entre a madrugada e a manhã, com rajadas entre 40 e 70 km/h, podendo ultrapassar esses valores ao longo da tarde no Grande Oeste, planaltos, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.

    Nesta terça-feira (26), as temperaturas mínimas variam entre 19 e 28°C no Oeste e Extremo Oeste, marcando entre 14 e 21°C nas outras áreas. No entanto, as máximas variam entre 29 e 41°C na Grande Oeste e no Planalto Norte. Para o restante do estado será entre 17 e 30°C, de acordo com a Defesa Civil.

    Frio chega a partir de quarta-feira

    Já a quarta-feira (27) inicia com tempo instável e ocorrência de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo em curtos períodos de tempo. O alerta é maior nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que avançam para o restante do estado ao longo da manhã e da tarde.

    Os ventos podem chegar até 80 km/h, podendo ultrapassar esses valores nas áreas costeiras ao longo do período, em toda Santa Catarina.

    As temperaturas mínimas ficam entre 18 e 21°C entre a costa catarinense e fica entre 14 e 19°C no restante do estado. As máximas marcam entre 15 e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul e variam entre 20 e 31°C nas demais áreas. As ondas podem atingir até quatro metros em alto mar do Litoral Sul à Grande Florianópolis, e até 3m no Litoral Norte.

    Com informações SCC10