Previsão do tempo indica que novembro pode ter novos eventos climáticos extremos em SC

Previsão do tempo indica que novembro pode ter novos eventos climáticos extremos em SC

19 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Motivo é a influência do El Niño que pode trazer chuva intensa para o Estado

    O mês de novembro pode ter novos eventos extremos em Santa Catarina, devido à influência do El Niño na atmosfera, que traz uma quantidade de chuva expressiva. Segundo a Defesa Civil do Estado, não estão descartadas possíveis ocorrências climáticas durante o período, assim como aconteceu em outubro.

    — Uma análise estatística pelo tipo de El Niño que está em vigor é que em novembro e maio seriam os meses mais críticos e com maior probabilidade de eventos. O que esperamos é que o aguardado para novembro tenha ocorrido em outubro. Porém, novembro tende a ser mais chuvoso e, por isso, pode ter eventos expressivos — explica Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.

    No entanto, o coordenador pontua que ainda não é possível fazer uma previsão se há riscos de grandes inundações como as que ocorreram nos últimos dias. Mas ele enfatiza que é necessário ficar em alerta devido a característica do mês.

    — A recomendação é de que haja ações de obras preventivas, limpeza de galeria e córregos, e trabalhar com a conscientização da população para criar uma cultura preventiva — enfatiza.

    Chuvas extremas em outubro

    Desde 4 de outubro, 145 municípios catarinenses registram ocorrências em virtude das chuvas, como alagamentos, deslizamentos e granizo. Ao menos 133 estão em situação de emergência e dois decretaram estado de calamidade pública: Rio do Sul e Taió, ambas cidades localizadas no Alto Vale do Itajaí. Além disso, até a manhã da última terça-feira (17), seis mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas, conforme a Defesa Civil. Mais de 26 mil pessoas seguem desabrigadas. Outro transtorno é relacionado ao trânsito, já que 27 rodovias possuem bloqueios ou interdições parciais devido às chuvas, tanto em estradas federais quanto em estaduais. A previsão é de que a chuva continue em Santa Catarina nos próximos dias. Nesta quarta-feira (18), os maiores volumes de chuva devem ser registrados no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. A condição se mantém para a quinta-feira (19).

    Ainda segundo a Epagri/Ciram, na sexta-feira (20) o tempo será instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia entre o Extremo-Oeste e o Litoral Sul, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Já nas demais, sol com aumento de nuvens.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Com informações NSC Total