Pela 4ª vez em menos de dois meses, dupla é flagrada pela PRF transportando pássaros silvestres na BR-470

Pela 4ª vez em menos de dois meses, dupla é flagrada pela PRF transportando pássaros silvestres na BR-470

25 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Na noite desta terça (24), na BR-470 em Blumenau, policiais rodoviários federais localizaram 20 aves silvestres caçadas ilegalmente sendo transportadas no porta-malas de um automóvel.

    Os pássaros da espécie “Trinca-Ferro”, protegidas por lei, estavam em “gaiolas” improvisadas em caixas de sapato dentro de um HB20 placas de São João Batista/SC.

    O motorista e passageiro envolvidos eram os mesmos de outras três ocorrências semelhantes, flagradas pela PRF na BR-470, nos últimos dois meses. A primeira aconteceu dia 28 de agosto, em Blumenau, quando a dupla transportava 19 aves. O segundo flagrante ocorreu dia 04 de setembro, também em Blumenau, onde havia 21 aves silvestres no porta-malas. A terceira abordagem foi dia 16 de setembro, quando os mesmos homens foram flagrados com 18 aves na BR-470 em Rio do Sul.

    Os pássaros ficaram aos cuidados do Instituto do meio Ambiente (IMA) de Blumenau para posterior reintegração à natureza. Os dois homens, ambos com 36 anos e moradores de Itajaí, vão responder, mais uma vez, a Termo Circunstanciado pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre. O crime, previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, é considerado de menor poder ofensivo e prevê detenção de seis meses a um ano após a condenação judicial.