Capotamento com vítima presa as ferragens na Leopoldo Sander

Capotamento com vítima presa as ferragens na Leopoldo Sander

2 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Saída de pista seguida de capotamento e colisão com residência.

    O condutor, masculino, maior, foi ejetado do veículo durante o capotamento e ficou sob as ferragens, com membros inferiores presos entre a parte interna e externa do para-brisas, costas apoiadas no muro e coluna da porta do condutor pressionando o peito do mesmo contra o solo.

    O veículo caiu entre a parede frontal da residência e muros do terreno, ficando apoiado sobre estes, impedindo totalmente o acesso da equipe ao interior do veículo e, consequentemente, ao paciente.

    Parte da residência colapsou sobre o veículo, e a estrutura apresentava grande risco de desabamento ao menor movimento do veículo. A aba da residência e um pilar lateral estavam muito danificados.

    Foi realizada a estabilização do veículo, porém, não era possível cortar as ferragens pois o veículo estava apoiado sobre as mesmas, e qualquer corte na estrutura faria com que o veículo caísse totalmente sobre o paciente.

    Após a estabilização, com uso de marreta, foi realizada a quebra de uma parte do muro sobre o qual o paciente estava sendo pressionado. Com o uso de hastes de estabilização, calços e cilindro expansor, foi realizada uma lenta e progressiva suspensão do veículo, liberando os membros inferiores do paciente.

    Com o veículo ainda suspenso o paciente foi parcialmente removido, e só então foi possível o acesso da equipe médica do SAMU ao mesmo. Após avaliação médica, ainda entre o veículo e o muro, o paciente foi imobilizado e removido.

    Ocorrência que exigiu muita destreza da guarnição, haja visa as grandes dificuldades de acesso ao paciente, que estava praticamente enclausurado sob uma estrutura altamente instável.

    Com técnica e paciência foi possível finalizar a ocorrência, tendo o paciente sido conduzido com quadro estável pela ambulância do SAMU.

    Atenderam a ocorrência ABTR-45, ASU-318 e AR-120, todos do Corpo de Bombeiros Militar, além do SAMU e Polícia Militar.

    Fotos Eduardo Grassi