Mais de 42 mil eleitores podem ter títulos cancelados em SC

Mais de 42 mil eleitores podem ter títulos cancelados em SC

3 de março de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Para evitar o cancelamento, é preciso ir ao cartório eleitoral até 2 de maio.
    Sem título, não é possível fazer passaporte ou carteira de identidade.

    Mais de 42 mil eleitores podem ter o título eleitoral cancelado em Santa Catarina. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou na quarta-feira (1) a lista completa na internet.

    Conforme o TRE-SC, 42.352 eleitores não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições – cada turno é considerado uma eleição. Para evitar o cancelamento, é preciso ir ao cartório eleitoral até o dia 2 de maio, com documento oficial de identidade com foto.

    Caso o eleitor não possa comparecer pessoalmente, ele pode solicitar que um terceiro, portando cópia do seu documento de identidade, vá até o cartório eleitoral mais próximo e quite suas multas pendentes, ou requeira justificativa de ausência às urnas, se for o caso. A guia das multas referentes aos débitos do eleitor pode ser emitida pelo site do TSE.

    Agendamento
    ​Os eleitores que estão em Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz ou São José podem agendar o atendimento no cartório eleitoral pela internet.

    Prejuízos
    O eleitor com o título cancelado não pode votar. Sem quitação com a Justiça Eleitoral, ele perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos e matricular-se em instituições públicas de ensino, conforme o TRE-SC.

    Fonte: G1