Temporal causa desabamento em ginásio e deixa ao menos um morto e quase 60 feridos no RS

Temporal causa desabamento em ginásio e deixa ao menos um morto e quase 60 feridos no RS

16 de novembro de 2023 Off Por Editor



  • Força do vento e da chuva derrubou postes e árvores, bloqueando acesso à cidade

    Um forte vendaval atingiu a cidade de Giruá, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na noite desta quarta-feira e deixou ao menos uma pessoa morta, 57 pessoas feridas e muita destruição. O Corpo de Bombeiros do município confirmou que uma mulher morreu em função do desabamento do telhado de um ginásio esportivo. Em razão da morte, o Executivo municipal decretou luto oficial de três dias. Um levantamento preliminar da prefeitura aponta que cerca de 100 casas tiveram algum dano causado pelas rajadas de vento. Houve quedas de árvores e de postes da rede de energia elétrica.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    A vítima foi identificada

    A mulher que morreu após o centro esportivo desabar foi identificada pelos bombeiros como Isabeli Soardi, de 26 anos. Ela era fisioterapeuta, tinha uma clínica na cidade e era conhecida por participar de competições esportivas e de iniciativas de incentivo à vida saudável. Isabeli era dona de uma clínica no município. No local, ela oferecia consultas e treinamento funcional. Há menos de dois meses, ela havia se tornado mestre em Atenção à Saúde. Nas redes sociais, Isabeli comemorou a conquista com uma publicação: “Pensamento de dever cumprido, e com um peso a menos nas costas”. O velório de Isabeli está previsto para ocorrer a partir das 14h desta quinta na capela da Funerária Excelsior (Rua Presidente Vargas, 947). O enterro será no Cemitério Municipal de Giruá, a partir do fim da tarde, em horário ainda a ser definido.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

    Possibilidade de tornado

    Segundo a MetSul, imagens de satélite da noite desta quarta-feira mostravam um sistema meteorológico chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala entre o Noroeste do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná com a instabilidade mais intensa sobre o Noroeste gaúcho. “Trata-se de grande aglomerado circular e de longa duração de nuvens muito carregadas, identificado por satélite, que provoca chuva intensa e tempestades”, explica Estael Sias, metereologista da MetSul, que alerta: “Podem ocorrer tornados e microexplosões quando da atuação destes aglomerados”. Segundo ela, estes complexos surgem geralmente durante a noite e enfraquecem durante o dia e são comuns em meses da primavera e do verão nas latitudes médias da América do Sul sob ar tropical quente, úmido e muito instável.

    Com informações G1 RS