Música e aprendizagem juntas na escola

Música e aprendizagem juntas na escola

15 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Cantar cantigas, dançar em roda, acompanhar a música com as mãos e associar a cores ou objetos, parecem atividades simples, mas para as crianças significa muita aprendizagem e desenvolvimento. É através dessas ações que o professor Rodrigo Madoglio, do Centro de Educação Infantil Municipal Alto da Serra, está inserindo na rotina dos pequenos o contato com variadas situações comunicativas através da música.

    Atividades que envolvem a música e os gestos são importantes na coordenação motora, desenvolvem a lateralidade e a exploração do espaço, a concentração e o trabalho em grupo. Desde o início do projeto, já percebemos evolução no relacionamento e na concentração das crianças”, explica Rodrigo.

    Segundo ele, desde o nascimento a criança está imersa num mundo repleto de sons e são capazes de reagir a eles. A linguagem musical está presente em todos os momentos da vida e atua como um elo entre as gerações da família ou da escola. “Trabalhar a musicalidade associada a cores, ritmos e gestos é garantir o acesso à cultura”, enfatiza.

    De acordo com a Secretária de Educação Sandra Galera, “a educação infantil possibilita às crianças aprender através das diferentes linguagens. A música é uma das formas de aprendizagem e permite fornecer a eles um repertório amplo de ritmos e sons oferecendo atividades em que possam cantar, brincar, dançar e com isso, expor seu conhecimento e suas vivências enriquecendo a bagagem cultural”, explica.

    A Letícia Marchesini, de 5 anos, resume de maneira simples as aulas do professor “é bem legal!”.