PROCON divulga lista de reclamações de 2016

PROCON divulga lista de reclamações de 2016

16 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • A Coordenação do PROCON de Chapecó/SC divulgou a lista de reclamações registradas no órgão, em 2016, nesta quarta-feira (15), Dia do Consumidor. Entre as reclamações, a maioria do setor de prestação de serviços nas áreas de telefonia, TV por assinatura, produtos eletrônicos e instituições financeiras (bancos).

    O cadastro anual de reclamações é divulgado, tradicionalmente, no Dia do Consumidor (15 de março). Segundo o Coordenador Interino do PROCON de Chapecó/SC, Guilherme Reginato Tillmann, “é de grande importância, pois reflete os parâmetros de consumo do cidadão chapecoense, revelando setores com maior carência na prestação de serviços e que merecem maior atenção do órgão, para proporcionar ao consumidor do município a melhora na qualidade do atendimento, tanto no momento da compra, quanto no suporte prestado ao cidadão após adquirir o produto ou serviço”.

    Em 2016 foram registrados 18.704 atendimentos, média de 75 atendimentos por dia. Do total, 1.185 geraram reclamações fundamentadas (demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo). Portanto, 93,7% dos atendimentos realizados foram exitosos, não havendo a necessidade de abertura de reclamação.

    Também foram realizadas 691 audiências conciliatórias, 385 com êxito, ou seja, houve conciliação entre as partes; 118 foram suspensas e 188 foram inexitosas.

    Os números são positivos, avalia Tillmann, pois “externam a credibilidade do órgão frente aos consumidores chapecoenses e empresas, uma vez que o PROCON de Chapecó atua como um facilitador das relações de consumo, proporcionando uma maior proximidade das partes envolvidas para uma resolução consensual e amigável dos conflitos, obtendo um alto índice de resolutividade em suas demandas e garantindo o cumprimento das normas consumeristas”.

    O relatório das reclamações será publicado no Diário Oficial e estará disponível na sede do Procon para consulta (anexo a Ala Sul da Arena Condá).

    Clique e veja o relatório completo!