Chapecoense encerra preparação para a Copinha 2024

Chapecoense encerra preparação para a Copinha 2024

2 de janeiro de 2024 Off Por Editor



  • A equipe comandada pelo técnico Pedro Iarley encerrou a preparação em terras chapecoense para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Foram mais de 40 dias intensos de treinamentos e três partidas amistosas diante de equipes profissionais.

    Preparação técnica

    Para o técnico Pedro Iarley, o Verdão se preparou para a disputa em todos os quesitos: ”foram seis semanas juntos aprimorando a parte física, técnica, tática e mental”. O comandante demonstra felicidade com os dias transcorridos de treinos. “Muito feliz com essa reta final de preparação. Estamos muitos ansiosos, pois já está chegando a hora de nossa estreia, no dia 03 de janeiro”.

    Preparação física

    Segundo o preparador físico Marcelo Rodrigues, para que o atleta possa performar sua parte técnica e tática da melhor maneira, ele necessita estar bem fisicamente. A ciência da preparação muscular e orgânica para que as ações da partida não ocasionam em lesões é de extrema importância. Marcelo destacou o esforço dos atletas: “A rapaziada comprou a ideia e trabalharam forte. Estão completamente focados para que possamos chegar lá e realizar uma boa competição”.

    Goleiros

    “Durante esse período que foi trabalhado procurei estimular os nossos goleiros em tudo que fosse pertinente para a posição”, afirmou o preparador de goleiros, Andrei Strapazzon. Ele reforçou a ênfase em estímulos físicos de potência, além de situações reais de jogo. Em relação a competição, Andrei ressaltou ser de “nível altíssimo” e, diante disso, entende que a equipe tem “um compromisso muito grande em representar a instituição e torcida” alviverde.

    Nutricional

    Outro fator que auxiliou na preparação da equipe sub-20 alviverde foi o cuidado com a alimentação e hidratação dos atletas. A nutricionista Márcia Souza destacou que a nutrição auxilia o atleta em sua recuperação e melhora o seu desempenho. “A gente sabe que os atletas têm uma demanda energética muito alta e é através da alimentação que é possível recuperar e deixar o atleta 100% para os treinos e jogos.” O trabalho é realizado diariamente para o bem estar individual e grupal da equipe.

    Mental

    Ao longo do ano, os atletas das categorias de base da Chapecoense desfrutaram do serviço da psicóloga Graciele Paludo. O trabalho realizado auxilia no desenvolvimento da habilidade mental individual de cada um. Ao se aproximar de competições, Graciele mencionou que atividades grupais são realizadas a fim de progredir o foco e determinação.

    Vestiário

    Um dos líderes da equipe, o zagueiro Diego Ritter encaminha-se para a sua segunda disputa seguida da maior competição de base do mundo. Em relação a equipe, ele afirmou a consciência da responsabilidade nas disputas: “é uma grande vitrine para nós, mas estamos focados em fazer o nosso trabalho”. Segundo o defensor, a expectativa é de uma boa competição. “Estamos preparados”, afirmou.

    Amistosos

    Para complementar a preparação, no mês de dezembro, a categoria sub-20 realizou três partidas amistosas diante das equipes profissionais do Azuriz, São Luiz e Ypiranga. O primeiro embate mencionado foi realizado em três tempos de 30 minutos, e as partidas subsequentes, em dois períodos de 45 minutos.

    Relacionados

    Para a disputa, o técnico Pedro Iarley terá a disposição 24 atletas. Goleiros: Gabriel Pereira, Gabriel Werner e Kainã; Zagueiros: Kauan, Léo, Ritter e Vinicius; Laterais: Kauã Veron, Marco Anthonio e Schramm; Volantes: Enzo e Yago Veiga; Médios: David e Kawe; Meio campistas: Erik Julian, Luquinhas e Vanzela; Atacantes: Cacá, Diego Coser, Higor, Levi, Mailson, Rodrigo e Vitinho.

    Estreia

    A Chapecoense encontra-se no Grupo 6 da Copinha e fará sua estreia diante da equipe do Jacuipense-BA no dia 03 de janeiro. Novorizontino e Comercial-SP serão os próximos adversários na fase de grupos, nos dias 06 e 09, respectivamente. Todas as partidas serão realizadas em Cravinhos, às 15h15, com transmissão no youtube “Futebol Paulista”.

    Texto e foto: Carla Cenci/ACF