Procon de Chapecó divulga pesquisa de preços dos materiais escolares

Procon de Chapecó divulga pesquisa de preços dos materiais escolares

8 de janeiro de 2024 Off Por Editor



  • O PROCON de Chapecó, divulgou hoje segunda-feira (08/01), uma pesquisa realizada no comércio de Chapecó sobre a variação dos valores dos materiais escolares. O intuito é chamar atenção dos pais e tutores para os preços dos itens, bem como para a lista de materiais solicitados pelas escolas.
    De acordo com o Coordenador Executivo do Procon Chapecó, Gustavo André Vendramin, a pesquisa foi realizada em quatro estabelecimento especialistas na venda de materiais escolares, incluindo os principiais produtos utilizados no ano letivo dos alunos.
    Segundo ele, foram levados em conta, os produtos de qualidade e características semelhantes para a realização da pesquisa. Alguns produtos apresentaram variação de até 250% entre o produto mais caro para o mais barato. “O intuito da realização da pesquisa, é instigar pais e estudantes a realizarem uma prévia pesquisa dos preços dos materiais, pois com certeza, a economia ao final da compra será grande”, comentou.
    Ele salienta também, que é vedado as instituições de ensino, requisitarem materiais de uso comum, junto a lista de materiais escolares, como por exemplo, papel higiênico, papel toalha, canetões a serem utilizados pelos professores. “É vedado solicitar nas listas de materiais, mesmo que de uso pessoal, produtos e quantidades superiores ao que será utilizado no ano letivo pelo aluno”, explicou.
    Em caso de alguma dúvida ou suposta infração, os consumidores devem entrar em contato com o PROCON, pelo telefone (49) 3319-1100 ou pelo e-mail – [email protected] ou ainda pessoalmente no Procon – Rua Clevelândia, 727E, Centro (Ala Sul do Estádio) que atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 13h às 19h; ou na Superintendência Efapi, na Rua Garças, 226D, Loteamento Colina do Sol, Efapi e que atende de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
    “O Procon está atento ao movimento do mercado, para auxiliar a comunidade na decisão de compra. Cabe ao consumidor investir um tempo para realizar pesquisa de preços também, reforçando a sua própria defesa, afinal, consumidor alerta é cliente satisfeito”, finalizou.

    Planilha Material Escolar 2024 clique AQUI