A chapecoense Maria Laura é a única catarinense com nota máxima na redação do Enem 2023

A chapecoense Maria Laura é a única catarinense com nota máxima na redação do Enem 2023

18 de janeiro de 2024 Off Por Editor



  • Em todo o Brasil, apenas 60 estudantes tiraram nota máxima na redação do Enem em 2023; em SC somente Maria Laura

    Enquanto fazia a sua prova e leu que o tema da redação do Enem 2023 – Exame Nacional do Ensino Médio – era “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a estudante chapecoense Maria Laura Santin Klein, 20 anos, ficou assustada. Passada a adrenalina inicial, ela respirou fundo, leu com calma os textos-base e elaborou sua redação. “[Esse é] um tema bem atual e bem relevante. Eu saí da prova confiante de que tinha ido bem, mas definitivamente não esperava [tirar] a nota máxima”, afirma. Em 2023, Maria Laura foi a única estudante catarinense a tirar nota 1000 na redação do Enem, a pontuação máxima. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados individuais da prova na terça-feira (16) e constatou que, em todo o Brasil, apenas 60 estudantes atingiram nota máxima. “Antes de conseguir abrir o resultado eu vi que só tinha um [nota] 1000 em Santa Catarina e nunca nem passou pela minha cabeça que seria eu”, lembra.

    A estudante chapecoense concluiu o Ensino Médio em uma escola particular de Chapecó em 2021. Desde então passou a dedicar-se exclusivamente ao cursinho preparatório para vestibular. A primeira vez que ela fez o Enem foi em 2020, quando cursava o segundo ano do Ensino Médio. Ao todo, foram quatro provas do Exame Nacional e suas notas na redação sempre foram altas: 880 em 2020; 940 em 2021; 900 em 2022; e finalmente a nota 1000 em 2023. “Minha preparação foi muito intensa. Foram dois anos [após concluir a escola] estudando até 10 horas por dia, seja em casa ou no cursinho, e fazendo muitos simulados para me preparar pro dia da prova. Eu fazia uma ou duas redações por semana e sempre entregava para a correção”, conta. Em todos estes anos de estudo, Mara Laura ainda não tinha escrito nenhuma redação abordando o tema invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, mas lembra que já havia escrito vários textos que abordavam o papel da mulher na sociedade. “Ter praticado temas semelhantes com certeza me ajudou muito no dia do Enem”.

    Coleção de aprovações em Medicina

    Ter sido a única catarinense com nota máxima na redação do Enem não foi a única boa notícia recebida por Maria Laura nos últimos meses. Em 2023 ela colecionou aprovações em vestibulares. Ao todo, foram seis, todas para o curso de Medicina: Centro Universitário Campo Real; Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em março ela se muda para o Paraná, onde cursará a mesma faculdade que seu namorado, aprovado no vestibular de 2022. “Sempre quis muito morar em Curitiba, acho que é uma cidade com muitas oportunidades. [Estou] muito feliz! Nunca imaginei que fosse chegar tão longe. Estou muito grata de ver meu esforço sendo recompensado”, completa.