Centenário de Chapecó: confira a programação deste final de semana

Centenário de Chapecó: confira a programação deste final de semana

24 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • A Programação Oficial do Centenário traz para este final de semana diferentes opções culturais gratuitas para os chapecoenses e também para quem passa pelo município. As ações vão de espetáculo de dança, peça teatral e exposições de artes visuais.

    Neste sábado e domingo a Exposição “Estrada Adentro – entre pontes e pinguelas”, traz a Galeria Municipal de Arte Dalme Rauen, na Praça Coronel Bertaso, o trabalho produzido pelo Coletivo ArtistasAdentro. Estarão expostos os trabalhos do projeto homônimo, com histórias e imagens dos caminhos que percorreram nos últimos meses em micro residências nas comunidades de Sede Figueira, Linha Caravagio e Distrito de Marechal Bormann.

    A mostra convida o público a conhecer um pouco mais das vivências, costumes, encantos, paisagens e pessoas dessas localidades. O trabalho ficará para apreciação até o dia 30 de abril e o horário de visitação do final de semana é 14h às 17h.

    Ainda na área as Artes Visuais, a Exposição “Evidentemente com a Chapecoense”, conta a trajetória da Associação Chapecoense de Futebol documentada através da fotografia. Na parede, os primeiros títulos ainda na década de 70, a construção do time, registros de jogos clássicos, os aspectos da Arena Condá, e principalmente a trajetória da Associação desde os primeiros passos quando ainda era o Independente Futebol Clube. As fotos, na maioria em preto e branco fazem uma viagem no tempo, mostram a luta da Chapecoense pra chegar a série A do Campeonato Brasileiro até a atualidade, com a equipe que marcou a ascensão do time em 2016.

    Para quem gosta da arte vinculada à história poderá apreciar a Exposição “Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas”. A exposição abriu em 21 de março e poderá ser vista até 20 de junho, no Museu de História e Arte, em frente à Praça Coronel Bertaso. Os dois trabalhos estão expostos no Museu de História e Arte e podem ser visitadas no sábado e domingo, das 14h às 17h.

    Na Galeria Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, está em exposição o trabalho de sete fotógrafos brasileiros. A mostra denominada “Olhar anterior”, mostra o que está por trás daquilo que vem antes de qualquer situação relacionada violência contra a mulher. A Galeria está aberta para visitação no sábado, das 14h às 17h.

    A Cia de La Curva traz para Chapecó, no domingo (26), um espetáculo inédito. “O Refúgio – peça urbana a motor”, contemplado pelo Edital das linguagens da traz como elemento principal o espaço não convencional, a experimentação do Teatro de Imersão e a discussão de temas prioritários ao grupo. O espetáculo acontece inteiramente dentro de uma Kombi, que circulará pela cidade. A ação inédita é gratuita e a saída será em frente ao Sesc, na Rua Diamantina, às 18h.

    Ainda no domingo, os amantes da dança podem conferir o Espetáculo “Dessas interrupções”. O projeto aborda a partir da arte e performance da bailarina Paola Zonta,  a perda gestacional e neonatal interpretada por ela com um coreografia forte, com efeitos de luz, que transpassam sentimento aos espectadores. A ação traz a experiência pessoal para ser dividida através da arte da dança com elementos do teatro. Também contemplada pelo Edital das Linguagens da Prefeitura de Chapecó, circula pelo município de maneira gratuita, democratizando o acesso a arte e acontecerá no Centro de Artes e Esportes Unificados, no Loteamento Elias Gallon, na Efapi, às 15h.