Sábado grande mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Sábado grande mutirão de combate ao Aedes Aegypti

24 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • O sábado (25) será um dia especial de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Chapecó. Mais de 40 entidades vão somar forças para limpeza urbana e sensibilização das pessoas, todos mobilizados para uma faxina e combate ao mosquito. A intenção é envolver toda a cidade, com apoio de entidades, igrejas, redes de ensino, imprensa e administração municipal para combater o mosquito. Isso porque Chapecó é um município infestado por mosquitos. É necessário recolher lixo e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.

    De acordo com Junir Lutisnki, biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental de Chapecó, março e abril são os meses de maior risco de infestação com risco eminente de transmissão viral. Segundo ele, 54% dos focos encontrados em Chapecó estão associados a pequenos ambientes e recipientes que acumulam água por não ter a destinação correta. “Hoje nossos maiores problemas estão associados aos pneus que não são destinados ao Ecoponto de pneus ou na borracharia mais próxima. Além disso, as tampinhas, potinhos e embalagens pequenas, que cada morador poderia colocar em uma sacola e depositar nas lixeiras”, explicou Junir.

    Programação

    • Haverá quatro equipes nas entradas e saídas do município, visando orientar a população sobre os cuidados e prevenção. Atividade realizada em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar;
    • Às 07 horas da manhã, 05 equipes com máquinas e caminhões estarão saindo da Secretaria de Infraestrutura Urbana para auxiliar na limpeza.
    • Duas equipes estarão no centro da cidade para orientar os chapecoenses: uma na praça e outra no calçadão.
    • O Ecoponto dos pneus e o Ecoponto dos móveis estarão abertos para receber os materiais inservíveis da população.
    • As Agentes de Combate as Endemias e as Agentes Comunitárias de Saúde estarão realizando visitas domiciliares para orientação.

    Lixo e Reciclagem

    Resíduos recicláveis são: garrafas pet, embalagens, papel e papelão, alumínio, sacolas plásticas, caixas de leite e vidros.

    Resíduos orgânicos são: restos de frutas, verduras, legumes e alimentos, papéis higiênicos, fraldas, guardanapos, esponjas, materiais que se decompõem.

    O óleo de cozinha deve ser acondicionado em embalagem pet e deve estar bem fechado. Deve ser levado até as Feiras Livres realizadas em Chapecó ou ainda ser depositado na lixeira do seletivo. Esse material é encaminhado ao Verde Vida, que faz sabão ou biocombustível.

    Catadores independentes

    Dengue, Zika e Chikungunya são problemas de saúde pública. Um dos fatores que contribui para agravar o problema é a reciclagem clandestina. Recicladores irregulares serão notificados para correção do problema, sob pena de apreensão e destruição do material encontrado.

    Hoje em Chapecó são produzidas em média, 500 toneladas de lixo reciclável por mês. Tudo é separado e triado por 120 catadores cadastrados. Os materiais recicláveis são comercializados e os rejeitos são encaminhados ao Aterro Sanitário. Eles estão divididos em 13 associações. Os interessados em fazer parte dessas associações devem procurar o Departamento de Resíduos Sólidos. (49) 3319-3614 ou (49) 3319-3629.

    Ecoponto

    O Ecoponto dos pneus está localizado na Rua Israel, 240, Bairro Presidente Médici. Atende nas segundas e quartas-feira, das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Já o Ecoponto, para recebimento de resíduos volumosos, está localizado na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Rua Sete de Setembro, nº 2063-E, também no Presidente Médici, próximo à UPA 24horas, e funciona das das 7h às 13hs. No espaço estão dispostos quatro containers para receber:

    • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
    • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
    • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
    • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).

    Não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, devem ser desmontados antes do descarte, ao contrário dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que devem estar inteiros.

    Multas

    A Administração Municipal, em consonância com a Lei Municipal nº 4439/02, aplicará as medidas administrativas e penalidades necessárias aos proprietários e responsáveis por terrenos e estabelecimentos em geral que não os mantiverem devidamente limpos e roçados. Os espaços devem ser mantidos sem acúmulo de lixo ou materiais inservíveis que possam facilitar a instalação e proliferação dos vetores (mosquito Aedes Aegytpi).

    Mesmo com o trabalho de orientação, prevenção e fiscalização realizadas constantemente pelas equipes das Secretarias Municipais da Saúde e Desenvolvimento Urbano, ainda persistem terrenos em Chapecó com problema de mato ou lixo acumulado.

    A lei estabelece multas nas seguintes categorias:

    I – leve, quando detectada a existência de 1(um) a 2 (dois) focos dos vetores;

    II – médias, de 3(três) a 4(quatro) focos;

    III – graves, de 5(cinco) a 6(seis) focos;

    IV – gravíssima, de 7(sete) ou mais focos.

    Cada infração está sujeita à imposição das seguintes multas:

    I – para as infrações leves: orientação de como combater e vistoria;

    II – para as infrações médias: 01 (um) salário mínimo vigente;

    III – para as infrações graves: 02 (dois) salários mínimos vigentes;

    IV – para as infrações gravíssimas: 03 (três) salários mínimos vigentes.

    Previamente à aplicação das multas estabelecidas neste artigo, o infrator será notificado para regularizar a situação num prazo de 10(dez) dias, findo o qual estará sujeito à imposição dessas penalidades. Na reincidência, as multas serão sempre cobradas em dobro.

    Chapecó tem cerca de 15 mil terrenos baldios. Em 2016, 561 proprietários foram notificados. A Administração Municipal reforça aos proprietários que tomem as medidas adequadas e cumpram a legislação vigente e não ficarem passíveis das penalidades ou aplicações de multas.

    Dicas de prevenção

    • Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;
    • Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
    • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
    • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
    • Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
    • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
    • Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
    • Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador.

    Balanço de ações em 2016:

    • Cobertura de caixas de água e cisternas: 2.174;
    • Estabelecimentos autuados: 90;
    • Denúncias recebidas e atendidas: 4.985;
    • Foram efetuadas 458.774 visitas domiciliares;
    • Palestras e momentos de orientação para 58.427.

    Recolhimento de pneus:

    • 277 empresas cadastradas enviam regularmente seus pneus para o ecoponto localizado no bairro Presidente Médici;
    • Foram recolhidos 98.111 pneus inservíveis que passaram pelo ecoponto e, posteriormente, receberam a destinação correta.

    Balanço de ações em 2017:

    • Cobertura de caixas de água e cisternas: 380;
    • Denúncias recebidas e atendidas: 580;
    • Foram efetuadas 76.951 visitas domiciliares;
    • Palestras e momentos de orientação: 4.552.
    • Recolhimento de pneus: 21.359 pneus inservíveis.

    Casos:

    Dengue:

    2014: 03 casos importados

    2015: 34 casos autóctones mais 13 importados.

    2016: 820 casos confirmados

    Zika:

    2016: 03 casos confirmados.

    Chikungunia:

    2016: 03 casos confirmados.

    2017:

    Em 2017 não foram registrados casos da doença.

    Dengue:

    04 aguardando resultados de exames. 220 exames já foram negativados.

    Zika:

    00 casos aguardando resultados de exames. 01 exame já foi negativado.

    Chikungunia:

    04 aguardando resultados de exames. 01 exame já foi negativado.