Saúde Bucal: Chapecó atua na prevenção

Saúde Bucal: Chapecó atua na prevenção

6 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • A historinha contada pela cirurgiã-dentista mostra que até os bichinhos cuidam dos dentes. O macaco, urso, hipopótamo, leão e o tubarão escovam os dentes, usam fio dental, passam flúor e não se esquecem de limpar a língua. E é por isso que eles têm os dentes lindos! Depois de ouvir a história, cada criança pega sua escovinha com entusiasmo e realiza a escovação sob a supervisão dos profissionais. Entre um bate-papo e outro, com brincadeiras e descontração, os pequenos escovam seus dentes com flúor e aprendem desde cedo à importância do autocuidado.

    Essa ação desenvolvida nas escolas é uma das atividades realizadas pelas equipes de Saúde Bucal do município de Chapecó, que conta atualmente com 57 cirurgiões-dentistas e 53 Auxiliares de Saúde Bucal, atuando nos 26 Centros de Saúde da Atenção Básica e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). De acordo com Dra. Cláudia Massignan Stakonski, Gerente de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Chapecó, a rede de Saúde Bucal municipal está organizada e funciona conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, trabalhando de forma integrada aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

    25 mil procedimentos por mês

    Atuando dentro desses parâmetros, as equipes de saúde bucal dos Centros de Saúde da Atenção Básica do município realizam em seu conjunto aproximadamente 25 mil procedimentos por mês. Para os casos em que são necessários procedimentos mais complexos, os pacientes são encaminhados para atendimento com especialistas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Nele são oferecidos tratamentos nas especialidades de Cirurgia, Endodontia (Tratamentos de Canal), Próteses Odontológicas, atendimento de Pacientes Especiais, Odontopediatria, Radiologia, Periodontia e Estomatologia (Diagnóstico de lesões). Com relação ao número de atendimentos prestados no CEO de Chapecó, são efetuadas cerca de 4 mil consultas mensais, e são entregues aproximadamente 2500 próteses dentárias por ano.

    Conforme explica a Dra. Cláudia, as condições de Saúde Bucal interferem diretamente na saúde geral do indivíduo, se refletindo no seu bem-estar físico, psicológico e social, independentemente de sua faixa etária. Por esta razão, a odontologia sempre foi prioridade para a Secretaria de Saúde de Chapecó, tanto que os esforços empreendidos e a qualidade do serviço prestado têm sido destaque nos âmbitos Estadual e Nacional. Ainda segundo esta profissional, o comprometimento das equipes que atuam nos serviços, aliado às ações da Gestão Pública Municipal, resulta na melhoria dos índices de saúde bucal da população chapecoense. “Chapecó teve posição de destaque Estadual e Nacional ao receber em 2014 e 2015 o Prêmio Brasil Sorridente como Melhor Odontologia do Estado de Santa Catarina e ficar entre as três melhores do país em municípios com população de 50.000 a 300.000 habitantes”, comentou.

    Indicadores Positivos

    A gerente comenta também sobre os avanços verificados em alguns indicadores de saúde bucal da população chapecoense. Ela enfatiza que tais avanços ficaram demonstrados no último levantamento epidemiológico, realizado no município em 2014. “Por exemplo, nas crianças de 06 e 12 anos, houve redução no índice de CPO-D (Dentes – Cariados, Perdidos e Obturados) e aumento no número de crianças livres da cárie, em relação ao mesmo levantamento realizado em 2008”, comemorou. Ela destaca também que a dedicação dos profissionais de Chapecó, associada a outros fatores, como assiduidade, baixa rotatividade profissional, resolutividade do atendimento prestado e produtividade, reflete e justifica os resultados obtidos.

    Ainda, a Dra. Cláudia enfatiza a importância de as equipes de saúde executarem atividades que vão além do atendimento clínico efetuado no consultório. Ela de chama a atenção para os benefícios da oferta de cuidados preventivos de saúde bucal para públicos específicos, como Escolares, Hipertensos, Diabéticos, Gestantes, entre outros. Destaca também a participação das equipes de saúde bucal nas visitas domiciliares e nos Mutirões de Saúde, bem como a inserção da equipe de saúde bucal nas Campanhas de prevenção aos cânceres do colo do útero e de próstata e nas Campanhas de vacinação, prestando esclarecimentos sobre o câncer bucal e realizando exames de detecção de lesões. “Os números são significativos. Para se ter uma ideia, em 2016 foram realizadas 103.208 escovações dentais supervisionadas pelos dentistas nas escolas municipais e estaduais de Chapecó, conseguindo assim, maior alcance das ações e proporcionando melhor qualidade de vida à população”, comentou.

    Capacitações

    Finalmente, a gerente comenta a respeito da necessidade de atualização constante dos conhecimentos científicos por parte dos profissionais de saúde, e salienta que os dentistas e auxiliares das Equipes de Saúde Bucal estão em contínuo processo de capacitação profissional, participando mensalmente de cursos sobre temas importantes para odontologia e para atuação no serviço público.

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA