Projeto resgata brincadeiras antigas

Projeto resgata brincadeiras antigas

6 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Do que nossos pais brincavam quando eram crianças? Foi a partir dessa pergunta que o Centro de Educação Infantil Municipal Alto da Serra criou um projeto que está unindo as famílias para passar mais tempo juntas, brincando. A ideia estimula os pais a reviver e resgatar as brincadeiras de antigamente, mostrando aos filhos como tudo funcionava.

    O principal objetivo da ação é resgatar a cultura, estimulando-os a reconhecer  a importância dessas histórias no contexto familiar e social. A partir disso o desafio lançado pelo Ceim foi que os alunos e seus familiares construíssem juntos brinquedos que fizeram parte da infância dos pais, tios e avós.

    “Está sendo uma experiência bem gratificante, a gente se reúne e faz os brinquedos e ensina sobre a cultura para eles. É bem legal porque assim nos integramos, brincamos juntos, adultos e crianças”, disse Solange Dietrich, mãe da Valentina, aluna da turma do maternal.

     Dentre os matérias utilizados estão embalagens pet, latas e argolas. No final, o resultado foi a construção de pernas de pau, pé de lata, vaivém e cinco marias, por exemplo. De acordo com os professores, além de estimular a criatividade, o projeto incentiva a apropriação corporal de forma saudável e divertida.

    Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, “o ato de brincar é social, precisa ser ensinado e vivenciado com o outro. As brincadeiras antigas valorizam o contato, o abraço e humanizam. Não quer dizer que não aceitemos brincadeiras com tecnologia, elas têm o seu papel, mas vivemos em um mundo em que muitas culturas se misturam, podemos absorver o novo e reviver o que existiu de bom ao mesmo tempo”.

    No próximo sábado, dia 8 de abril, os brinquedos farão parte de uma exposição e apresentação, onde cada pai e filho irá mostrar como funcionam. A atividade integra a programação do Dia da Família na Escola.