Lançado o Movimento “Maio Amarelo – Chapecó 2017”

Lançado o Movimento “Maio Amarelo – Chapecó 2017”

8 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Lançado nesta segunda-feira (08) pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade, o Movimento “Maio Amarelo – Chapecó 2017”, tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. O objetivo do movimento é realizar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas.

    As principais atividades envolvem a blitz educativa no trânsito e palestras em escolas e empresas onde serão repassadas orientações sobre as regras, leis e boas condutas no trânsito. A programação conta ainda com a apresentação e testes do novo modelo de parquímetro, ações voltadas à mobilidade urbana e a Praça da Convivência. De acordo com a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, o foco do Movimento este ano é educar a população quanto ao uso das faixas de pedestres e rotatórias. “Precisamos entender que a cidade é responsabilidade de todos e as nossas ações no trânsito também. Precisamos repensar as nossas atitudes e nos tornarmos mais conscientes e responsáveis para que possa haver mudanças”, reforça Stobe.

    Na oportunidade participou também do lançamento o Comandante da Polícia Militar de Chapecó, que reforçou dados alarmantes sobre a violência no trânsito. Para o Tenente Coronel Ricardo Alves da Silva, o Movimento Maio Amarelo serve como um alerta para a comunidade. “Toda vez que ocorre um acidente de trânsito, significa que alguém não cumpriu a regra, que a lei foi infringida e isso gera inúmeros desdobramentos. Por isso, o Movimento serve para alertar e realizar ações que possam conscientizar o nosso motorista e o pedestre para um trânsito mais seguro”, explicou o Comandante.

    Segundo do Prefeito de Chapecó Luciano Buligon, o Município pode ser considerado destaque no que se refere à implantação de medidas que melhorarem o trânsito. “Somos o primeiro município de Santa Catarina a elaborar um Plano de Mobilidade Urbana. Este é um passo importante. Agora, esperamos a participação e envolvimento de todos neste Movimento, comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança. Convidamos as entidades e empresas para fazer do mês de maio o início da mudança”, conclui.

    Programação

    Para conscientizar a comunidade e fazer com que prestem atenção aos altos índices de acidentes de trânsito, uma extensa programação será desenvolvida no decorrer deste mês. Além das palestras e blitz educativa, o Movimento Maio Amarelo vai reforçar a importância da Mobilidade Urbana com ações que incentivam o uso de bicicletas, a carona solidária e as audiências de apresentação do Edital do Transporte Público e do Binário. A programação encerra no dia 27 de maio com a Praça da Convivência na Avenida Getúlio Vargas, onde a população poderá desfrutar de um momento de lazer, diversão e ainda conhecer o novo sistema de parquímetro.