Feira de Artesanato Dia das Mães segue até sábado

Feira de Artesanato Dia das Mães segue até sábado

11 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Há 09 anos a artesã Eva Maranhão participa de Feira de Artesanato. Ela trabalha com tecidos, fibra, manta acrílica, botões, reciclagem para produzir peças artesanais de utensílios de cozinha como, peso de porta, capa de botijão e liquidificador. Ela é uma dos 26 artesãos que estão participando da Feira de Artesanato em comemoração ao Dia das Mães que segue até sábado (13) na Rua Jorge Lacerda, travessa em frente à Praça Coronel Ernesto Bertaso, das 09 às 17 horas. A expectativa da Eva é boa, já que o Dia das Mães é uma data muito especial. “Nesse dia as pessoas sempre compram um presente, uma lembrança, por isso estamos bastante otimistas com a feira”, enfatizou.

    A FCD – Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Chapecó também está expondo seus produtos na Feira de Artesanato. De acordo com Maria Lúcia Leme, coordenadora adjunta da FCD, diversos artesãos do grupo estarão participando da feira, mostrando produtos como tapetes, peças de tecido, troche e pintura em madeiras. Segundo Maria, o artesanato para os participantes da FCD é muito mais do que uma fonte de renda, é uma atividade que desenvolve a auto estima e o bem estar das pessoas. Ela comenta que os valores arrecadados são divididos entre a FCD e os artesãos.

    Feira do Artesanato

    A feira segue até sábado (13), das 09 às 17 horas na Rua Jorge Lacerda, travessa em frente à Praça Coronel Ernesto Bertaso. Estão participando do evento 26 artesãos, sendo 03 associações e 23 individuais. Na feira, os chapecoenses poderão encontrar uma diversidade de produtos artesanais de cunho utilitário e ou decorativo, como: artefatos em tricô, crochê, madeira, tapetes, trilhos, jogos de cozinha e banheiro, pesos de porta, placas decorativas, arranjos de flores, luminárias entre outros, inclusive produtos de cunho cultural que destacam Chapecó.

    O Artesanato em Chapecó

     Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 337 artesãos: 204 artesãos individuais, 47 artesãos indígenas e 09 associações (86 artesãos associados). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local”.

    Em 2014 houve uma reestruturação na Lei Municipal n° 6.564, adequando ela para a realidade dos artesãos Chapecoenses, bem como ao Programa de Artesanato Brasileiro- PAB desenvolvido pelo Governo Federal, o que permitiu aos Artesãos, cadastrados na Secretaria de Assistência Social a inscrição no Cadastro Nacional de Artesão, ampliando as oportunidades de comercialização e capacitação em nível nacional.

    Este profissional tem como espaço para comercialização de seus produtos o Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além destes espaços, são organizados feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.