Fortalecimento: Congresso da Força Sindical de Santa Catarina intensifica luta contra as reformas

Fortalecimento: Congresso da Força Sindical de Santa Catarina intensifica luta contra as reformas

18 de maio de 2017 Off Por José Carlos Linhares



  • Após participar do evento o presidente do Sintraicq, vereador Vilmar Rodrigues, defende maior presença do poder público municipal no processo

    Quilombo/SC (18.5.2017) – Uma só voz em defesa dos direitos dos trabalhadores foi a ênfase principal do 8º Congresso da Força Sindical de Santa Catarina. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Carnes de Quilombo – Sintraicq, vereador Vilmar Rodrigues, participou do evento. Realizado em Florianópolis, o congresso se constitui na etapa estadual do 8º Congresso Nacional da instituição. Toda programação esteve direciona ao intenso debate sobre as Reformas Previdenciária e Trabalhista.

    Rodrigues disse que há firme disposição de reverter ou, no mínimo, mudar o rumo das mudanças que representam prejuízos as classes produtivas. Para o dirigente sindical o país vive um dos seus mais críticos momentos e isso “tem aterrorizado” os trabalhadores. Mostra que cabe ao movimento sindical “impedir que os legítimos direitos trabalhistas sejam usurpados”. O encontro da Força Sindical convergiu à unicidade como postura indicada para fazer frente “ao retrocesso que vem sendo desenhado”.

    O sindicalista condena toda ação que contrarie as conquistas obtidas ao longo dos anos, que podem agora ser dissipadas a qualquer momento desamparando quem produz. Opina que a viabilidade econômica não pode ser condiciona “ao massacre que se quer impor”. As reformas, como estão sendo encaminhadas, provocarão gravíssimos problemas também na área social. Seria este o resultado da “estreiteza de espirito” de quem quer, a qualquer custo “deslegitimar os sagrados direitos dos trabalhadores”.

    Comprometimento do Município – Acompanhando a posição do Congresso da Força Sindical, Rodrigues sustenta a tese de participação coletiva neste processo de defesa aos interesses superiores da maioria da população. O movimento nacional precisa se expandir aos Estados e aos Municípios. Considera que as administrações municipais devem estar engajadas na luta “por que é no Município que os reflexos serão sentidos”. O presidente do sindicato não admite “nenhum afastamento ao debate”, principalmente do poder público municipal que deve ter “grande responsabilidade” para proteger à força do Município, formada justamente pelos trabalhadores, agora ameaçados pela perda de benefícios.

    O líder sindical foi um dos escolhidos como delegado de Santa Catarina ao Congresso Nacional da central sindical. Com base neste direito, Rodrigues irá a São Paulo participar do evento a ser realizado entre os dias 12 e 14 de junho.

    – Foto:
    Vilmar Rodrigues (c) com líderes da Força Sindical Nacional e de Santa Catarina, no 8º Congresso Estadual da Força Sindical

    JC Linhares Assessoria & Comunicação