215 municípios catarinenses participarão do Dia do Desafio – Chapecó x Zulia

215 municípios catarinenses participarão do Dia do Desafio – Chapecó x Zulia

23 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Um dos 215 municípios catarinenses que participarão do Dia do Desafio é Chapecó – Santa Catarina – Brasil, que enfrentará a Ciudad Ojeda – Zulia – Venezuela, ambas com cerca de 200 mil habitantes. O Dia do Desafio acontecerá no dia 31 de maio (quarta-feira), tem como tema em Santa Catarina: “Cidades ativas e criativas” e é um evento mundial que visa o incentivo a prática regular de atividades físicas. O pré-lançamento do evento aconteceu nesta segunda-feira (22) em Chapecó e contou com a participação da atleta Ana Moser, considerada uma das maiores atacantes da história do vôlei no país e medalhista olímpica de bronze em Atlanta em 1996. Ana também desenvolve um trabalho de inclusão social no Instituto Esporte e Educação criado por ela em 2001.

    O Gerente de Lazer do SESC, Fernando Dysarz, comentou que o SESC busca, com o Dia do Desafio, e também no dia a dia da instituição, promover a qualidade de vida e o bem estar de seus associados e da comunidade em geral, por isso, o incentivo a atividade física e hábitos de vida saudável são sempre prioridades. “É sempre importante a mobilização da sociedade para o desenvolvimento desses valores importantes que trazem o bem estar de todos os envolvidos”, enfatizou.

    O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou o ano do centenário e as boas energias que Chapecó está recebendo especialmente pelos acontecimentos no esporte. Segundo ele, o Dia do Desafio incentiva a busca da qualidade de vida e os bons hábitos. Ele falou também sobre as ações de esporte desenvolvidas em Chapecó, entre elas, o Projeto Atletas do Futuro, Jogos do Interior e Interbairros, esportes e competições nacionais que acontecem em Chapecó, além do projeto Prefeitura a Céu Aberto, que iniciará no mês de junho e tem como objetivo, fechar as ruas da cidade e fazer com que as pessoas ocupem esses espaços para, por exemplo, andar de bicicleta e skate. “O Dia do Desafio é inspirador para que as pessoas comecem a realizar uma atividade e tornem isso um hábito através das experiências dos bons resultados que ela trás para cada um”, enfatizou.

    Sobre o Dia do Desafio

    O tema nacional deste ano é: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Nesse dia as pessoas são convidadas a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física, participar de uma competição esportiva amigável entre cidades, com foco na vida ativa e adoção de hábitos saudáveis. Vale caminhar, pedalar, correr e até subir escadas. Em Chapecó, a programação é organizada pelo SESC e Prefeitura de Chapecó.

    O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All). No Brasil é coordenado pelo SESC em parceria com as Prefeituras e diversos agentes mobilizadores. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou pelo SESC/SP em 1995 (e em Santa Catarina, em 1997, com envolvimento de três cidades).