Projeto inclusivo quebra barreiras de comunicação

Projeto inclusivo quebra barreiras de comunicação

23 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Como ser uma escola inclusiva? Foi respondendo essa pergunta que os professores e gestores do Centro de Educação Infantil Municipal Pequeno Príncipe, no Bairro Presidente Médici, repensaram as práticas pedagógicas na instituição. Com um projeto inovador, que envolve toda a escola, eles estão desenvolvendo a inclusão na prática.

    Observando a constituição familiar, a equipe do Ceim constatou que muitas vezes a criança não é deficiente, mas os pais são especiais. Para que a inclusão aconteça com toda a família eles estão desenvolvendo o projeto “Sentimentos que se revelam através das mãos”, que quebra as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.

    As ações estão sendo trabalhadas com práticas simples e diárias. Por exemplo, em vez de enviaram bilhetes por escrito na agenda dos alunos, os professores gravam vídeos em libras, enviados para os pais por aplicativo. Para a mãe Sandra de Morais, que é surda e não alfabetizada, essa mudança aproxima os pais da escola.

    “Gostei muito de receber meu primeiro convite através do aplicativo do celular, é importante saber que o Ceim está aberto para a inclusão e desta forma posso participar e saber de tudo que está acontecendo. Sinto-me importante porque vai contribuir para melhor comunicação entre todos os ouvintes e surdos da comunidade”, enfatiza Sandra.

    Além de estimular a comunicação, o Projeto está desenvolvendo com professores, estagiários e funcionários do Ceim, um curso de libras gratuito, que também é aberto para toda a comunidade escolar. As aulas acontecem nas sextas-feiras e já conta com 102 alunos inscritos. Dentre os objetivos da qualificação está oportunizar a construção do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades, construção de relacionamentos e experiências.

    “Para o Ceim este projeto é muito importante porque muda nosso relacionamento com todos. Todos os funcionários do Ceim participam da Formação Continuada em Libras e certamente após a capacitação todos seremos multiplicadores deste conhecimento”, conta a Gestora da Instituição, Nivalda Terezinha Biasotto.

    De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera, “as escolas e os ceims exercem importante papel social na comunidade, seja na formação dos alunos ou na comunicação com pais e familiares. É gratificante quando nos deparamos com um projeto como este que usa uma ferramenta de comunicação tão simples no dia a dia, para contribuir na real inclusão e interação de todos. É a inclusão acontecendo na prática”, disse.