CEIM Eldorado movimenta Pré-Escolar com o Projeto Brincadeiras Cantadas

CEIM Eldorado movimenta Pré-Escolar com o Projeto Brincadeiras Cantadas

26 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Muitas brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo que integram o folclore infantil, associando a musicalidade e movimentos. São inúmeras as brincadeiras cantadas que integram o folclore: Escravos de Jó, O Meu Chapéu Tem Três Pontas e Brincadeira do Cone, são apenas algumas das atividades desenvolvidas pela professora Ângela Maria Fainello do Centro de Educação Infantil Municipal Eldorado nas turmas do Pré-Escolar por meio do Projeto Brincadeiras Cantadas.

    Mais que passatempos, as brincadeiras cantadas desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam ou gesticulam cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. As brincadeiras também fornecem elementos pedagógicos para o desenvolvimento como formas lúdicas de brincar com o corpo a partir da relação estabelecida entre movimento corporal e expressão vocal. Proporcionam a expressão corporal de forma integrada nas brincadeiras para que possam contribuir no conhecimento dos limites do próprio corpo desenvolvendo a linguagem corporal, verbal e sonora.

    A professora de Linguagens, Ângela Maria Fainello, explica: “Inicialmente o projeto foi voltado principalmente para fazer a triagem da turma, perceber a real necessidade deles e a melhor maneira de desenvolver os próximos projetos de forma que neste, das Brincadeiras Cantadas, eles pudessem se expressar de maneira espontânea”. Angela complementa: “Foi interessante, gratificante porque além de perceber as necessidades, percebi o desenvolvimento deles melhorando a cada dia, desde a compreensão dos limites e das regras até mesmo a desenvoltura nas atividades”.

    Samuel Quintino Narciso, de 4 anos e 7 meses, conta, empolgado, que adorou a brincadeira dos Escravos de Jó, ensinou a mãe e brincam em casa.

    Para Sandra Maria Galera, Secretária de Educação, a “música é uma linguagem universal que age como facilitadora das relações entre pessoas. A brincadeira cantada valoriza o brincar como essencial para o encantamento e impulsiona o desenvolvimento da criança”.