Carnaval: Com a prevenção na rua

Carnaval: Com a prevenção na rua

4 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • A Prefeitura de Chapecó em parceria com o Grupo de Apoio de Prevenção à AIDS (GAPA) organizou uma série de estratégias voltadas a prevenção durante o Carnaval, com o objetivo de alertar as pessoas e passar dicas de prevenção. Durante este período tradicionalmente festivo serão desenvolvidas iniciativas para esclarecer aos foliões que estão expostos aos riscos especialmente pelo uso do álcool neste período.
    aids-carnaval
    A secretária de Saúde Caroline Constanci Betanin assinala, ainda, que cidadão prevenido não corre o risco de estar se expondo ao HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis, além das Hepatites Virais. “Nosso objetivo é informar as pessoas, para se prevenirem, usar camisinha, fazer o teste e, caso seja positivo, iniciar imediatamente o tratamento”, reforça.
    O presidente do GAPA, Dirceu Hermes enfatiza o crescimento no número de casos novos de AIDS mensalmente, uma doença democrática segundo ele, pois está presente em todas as faixas etárias: “33% das pessoas que são soro positivas desconhecem sua condição ampliando ainda mais os riscos para disseminação do vírus” destaca.
    Panorama regional
    O Hospital Dia de Chapecó é um serviço de referencia para 36 municípios pactuados no acompanhamento e tratamento às pessoas com HIV/AIDS dispondo de equipe multidisciplinar. Atualmente estão registrados 1.699 pacientes, sendo 1.153 de Chapecó e 546 pacientes de outros municípios pactuados. Alguns números para ilustrar o quadro: 32 crianças estão em processo de investigação de transmissão Vertical do HIV (da mãe para o filho durante a gravidez, na hora do parto ou pelo leite materno), além de 32 pacientes com diagnóstico de infecção pelo HIV que nunca procuraram acompanhamento médico laboratorial; 323 usuários solicitaram transferência para tratamento em outros serviços; 296 óbitos por AIDS; 27 óbitos por outras causas; 138 usuários abandonaram o acompanhamento médico laboratorial; atitude pouco recomendável, pois em questão de tempo adoecerão dando entrada em uma instituição hospitalar com a saúde muito comprometida com danos irreparáveis ou sequelas muitas vezes irreversíveis.
    Blitz da prevenção
    06 de fevereiro 9h às 12h acontecerá a blitz da prevenção, uma das estratégias de orientação e prevenção para minimizar os riscos de exposição dos foliões no carnaval. As equipes da Secretaria de Saúde e do GAPA estarão em pontos estratégicos distribuindo material educativo, bem como preservativos.
    1. Rótula Av. Fernando Machado esquina Av. Leopoldo Sander
    2. Semáforo da Rua Uruguai com Rua Índio Condá
    3. Semáforo do Posto Galli, saída para o Rio Grande do Sul
    4. Semáforo Av. Atílio Fontana, esquina Rua Cunha Porã

    Prefeitura de Chapecó