Previsão é de chuva forte até quarta-feira em Santa Catarina

Previsão é de chuva forte até quarta-feira em Santa Catarina

30 de maio de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • A chuva deve continuar até quinta-feira em Santa Catarina. Segundo a previsão da central de meteorologia da RBS, a semana segue com tempo instável em todas as regiões e começa a melhorar na quinta-feira à tarde. Temporais mais fortes devem acontecer principalmente no final da terça e na quarta-feira. Do Planalto ao Litoral pode chover até 80 milímetros.

    — De terça-feira a quinta vamos ter a formação de um ciclone no Sul do Brasil. Esse comportamento deixa a atmosfera com condições favoráveis a formação de nuvens carregadas. Diante disso, os dois próximos dias terão muitas nuvens e chuva a qualquer hora — diz o meteorologista Leandro Puchalski.

    Na terça-feira, a previsão é de temperaturas mais baixas na Serra e amenas em boa parte das regiões. Como na quinta-feira, o ciclone vai em direção ao mar, a chuva deve continuar durante a manhã e o tempo começa a melhorar no decorrer do dia. Para sexta e sábado, a previsão é de sol e tempo seco em todas as regiões.

    Confira a previsão para os próximos dias em SC:

    Terça-feira
    Tempo: céu encoberto com chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, aumento de nuvens com chuva no período da tarde e noite.
    Temperatura: amena sem grande variação.
    Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
    Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) atuando em SC.
    Acumulado de chuva: média de 10 a 30 mm no Estado

    Quarta-feira
    Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com temporais localizados. Previsão de alto volume de chuva especialmente no Planalto ao Litoral. A partir da tarde chuva diminui no Oeste e à noite nas demais regiões.
    Temperatura: amena.
    Vento: sudeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
    Acumulado de chuva: no Oeste e Meio Oeste, média de 30 a 50 mm. Do Planalto ao Litoral, média de 60 a 80 mm com pontuais maiores, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

    Quinta-feira:
    Tempo: No Planalto Sul e Litoral Sul persiste a condição de chuva em boa parte do dia. Nas demais regiões, mais nuvens pela manhã com chance de chuva na Grande Florianópolis, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol.
    Temperatura: amena pela manhã e em declínio a partir da tarde devido à chegada da massa de ar frio.
    Vento: oeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.
    Fonte: Epagri/Ciram

    Estragos em SC
    A chuva contínua desde a semana passada causou estragos nos municípios de Santa Catarina. As regiões com maior volume acumulado de chuva foram o Oeste e Serra de SC. Quinze municípios do Estado registraram volume acumulado acima de 100 mm nas últimas 48 horas, valor considerado alto.

    Em Curitibanos, em apenas dois dias choveu 88% do volume esperado para todo o mês de maio. Em 31 municípios foram registradas ocorrências como deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores.

    Fonte: DIÁRIO CATARINENSE